Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

A On The Road Bookshop anda de pé na estrada

Sair

  • 333

A Fonte de Letras, em Évora, ganhou rodas e rumou a Lisboa. Na bagagem, leva o melhor da literatura e da ilustração portuguesas para turista ler e conhecer

Não andávamos de mapa na mão, mas foi num passeio à la turista por Belém que demos pela motoreta amarela transformada em livraria ambulante, estacionada na praça do novo Museu dos Coches. Dizemos “à la” turista porque íamos com olhos de ver, sem a pressa do costume, e assim ficámos à conversa com Mário Nascimento. Sobre livros, já se vê, mas também sobre esta ideia que a diretora do referido museu acolheu com entusiasmo. A On The Road Bookshop é um prolongamento da Fonte de Letras, disse-nos depois Helena Girão Santos, proprietária da livraria que conta já 16 anos – primeiro, em Montemor-o-Novo, depois, em Évora. “Passam por aqui muitos turistas, interessados na literatura portuguesa. Esta foi a forma que encontrámos de continuar esse trabalho em Lisboa”, explica Helena.

Para os turistas que visitam a cidade, fez-se uma seleção do melhor. Dos autores mais conhecidos – Pessoa, Saramago, Lobo Antunes –, aos mais novos. Aos “iniciados”, aconselham-se pequenos contos, de Sophia de Mello Breyner ou Miguel Torga. Em português de Portugal para os brasileiros, traduzidos para inglês, francês, espanhol, italiano e alguns em alemão, para leitores de outras nacionalidades. Através dos livros da Planeta Tangerina e Orfeu Mini, descobrem-se ilustradores portugueses. E o melhor do nosso património revela-se em pequenos livros e guias. A livraria ambulante é também uma possibilidade que se abre à Fonte de Letras: ir a escolas, promover encontros com os pais, participar em feiras. “Queremos levar livros onde for possível”, resume Helena. E nós agradecemos.

De 22 de setembro a 2 de outubro, a On The Road Bookshop vai estar em Óbidos para participar no festival literário Folio.

On The Road Bookshop > Museu dos Coches > Av. da Índia, 136, Lisboa > ter-dom 10h-18h