Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

O Gosto dos Outros... Padre Edgar Clara

Sair

  • 333

Lançou o projeto Arte Por São Cristóvão para conseguir recuperar | a Igreja de São Cristóvão, na Mouraria. Os caminhos do padre lisboeta que gosta de passear a pé

Luís Barra

1. Paris, França

“É a minha a cidade de eleição e talvez a que mais visitei”, diz o Padre Edgar Clara. “Pela sua luminosidade, mas também por uma certa penumbra que Paris também tem.” E destaca a Igreja de Saint Gervais, muito perto de Notre Dame, onde vai sempre para ouvir os ofícios.

2. Monte Saint Michel, França

Ainda que este seja um dos locais mais turísticos de França, Edgar Clara afirma que vale a visita à abadia medieval construída numa península com aparência de ilha, “quer pela arquitetura, quer pela envolvência, quase mística”.

3. San Miniato Al Monte, Florença

Edgar Clara viveu três semanas com esta comunidade de 12 jovens monges beneditinos que usam o hábito antigo (branco), cantam em gregoriano e rezam o terço em latim. “O seu trabalho é fazer (muito bons) chocolates que estão à venda na loja do mosteiro e, ao fim da tarde, pode assistir-se às orações”, revela.

4. Lisboa

Na cidade onde nasceu, gosta de passear a pé. “E não me chateia nada a cidade cheia de turistas.” Por defeito de profissão, diz-se um apaixonado por igrejas. “Tenho duas de eleição: S. Cristóvão e S. Miguel, em Alfama, talvez pelo meu gosto pelo Barroco, que enche os sentidos e descansa a alma”.

5. Comida alentejana

Confessa-se apreciador da comida alentejana. “Adoro as açordas, os gaspachos, a carne de porco frita. A cozinha alentejana é a melhor de todas e o vinho, o melhor do mundo.”

6. Cerveja belga

“Adoro cerveja e sempre que viajo tiro uma tarde para ir prová-las. O melhor sítio é a Bélgica, mas aí nem uma semana chega”, diz, com humor.