Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

SALt, um festival pela cultura do surf em Matosinhos

Sair

  • 333

O SAL Surf at Lisbon Film Festival anda em digressão. Ao calçadão de Matosinhos chega em forma de SALt esta sexta-feira, 2, com 13 filmes à procura das Origens do Surf, o tema desta segunda edição

Mar da Calha, o documentário de Hugo Pinheiro e Vasco Ribeiro, é um dos destaques do festival

Mar da Calha, o documentário de Hugo Pinheiro e Vasco Ribeiro, é um dos destaques do festival

O SAL Surf at Lisbon Film Festival, dedicado à cinematografia internacional sobre a modalidade, sai de Lisboa em digressão e chega a Matosinhos com um tour de três dias que inclui 13 curtas e longas-metragens. Neste SALt (assim se batizou a viagem ao Norte), os filmes veem-se a céu aberto, no calçadão da cidade. Destaque para Psychic Migrations, de Ryan Thomas, considerado pela Surfer Magazine um dos melhores filmes realizados em 2015, The Wild, de Aaron Liber, vencedor da edição de 2015 do REDirect Surf Film Festival, e ainda Mar da Calha, documentário de Hugo Pinheiro e Vasco Ribeiro.

Esta versão itinerante do festival SAL, organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela produtora S.P.O.T., vai para lá da projecção de filmes nesta edição. O Dj Joe, conhecido pelas sonoridades rock’n’roll, sobe ao palco esta sexta, 2, pelas 17h, seguido pela banda tributo aos The Beatles, The Betoes, às 19h15. No sábado, 3, às 19h30, quem dá música é a banda portuense Salto. E, a fechar os concertos, atua o Dj Ratusfari, no domingo, 4, às 18h30.

No sábado, 3, às 16h30, haverá um workshop da marca de pranchas de surf Feelflows Surfboards, seguido de test-ride (se as condições do mar o permitirem). No domingo, 4, também às 16h30, é Joana Alves, do blog La passe vite, que apresenta o showcooking Natural – Alimentação saudável. Existirá ainda um espaço dedicado à venda de publicações de surf e uma seleção de carrinhos de street food locais.

Ana Campos Neto, da organização, acredita que chegarão ao SALt, durante os três dias, mais de cinco mil pessoas. Ali, no calçadão de Matosinhos, até o som do mar parece fazer parte da banda sonora.

SALt > Calçadão de Matosinhos > 2-4 set, sex 17h-23h30, sáb-dom 16h30-23h30 > grátis

The Wild, realizado por Aaron Liber, foi o filme vencedor da edição de 2015 do REDirect Surf Film Festival

The Wild, realizado por Aaron Liber, foi o filme vencedor da edição de 2015 do REDirect Surf Film Festival