Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Os livros regressam ao jardim. Está aí mais uma Feira do Livro do Porto

Sair

  • 333

A partir desta sexta, 2, e até dia 18, a Feira do Livro do Porto instala-se nos Jardins do Palácio de Cristal, com debates, exposições, um ciclo de cinema, um festival de spoken word e muita animação. Fique com os destaques da programação e veja o vídeo com as escolhas de livreiros e editores

Nesta edição da Feira do Livro do Porto, haverá 131 pavilhões espalhados pela avenida das Tílias

Nesta edição da Feira do Livro do Porto, haverá 131 pavilhões espalhados pela avenida das Tílias

Lucília Monteiro

1|'A Ligação'
Desde que, em 2014, a Câmara Municipal do Porto tomou as rédeas da organização que os jardins do Palácio de Cristal têm sido o palco da Feira do Livro da cidade. Nesta edição, subordinada ao tema A Ligação, haverá 131 pavilhões, espalhados pela Avenida das Tílias e ocupados por 69 editoras, 26 livrarias, 16 alfarrabistas, 12 instituições e oito distribuidoras. Entre os estreantes estão a livraria Lello, a Chiado Editora, a Ordem dos Arquitetos, o jornal Público e a editora espanhola Bubok.

2| Homenagem a Mário Cláudio
Depois de Agustina Bessa- -Luís e de Vasco Graça Moura, será atribuído o nome do escritor Mário Cláudio a uma das árvores da Avenida das Tílias. Neste sábado, 3, Gomes Canotilho e Maria do Carmo Serém conversarão sobre a sua vida e obra. A 18 decorrerá a estreia do filme Os Dias de Mário Cláudio – Tocata e Fuga, de Jorge Campos, realizador que acompanhou o autor durante quatro anos.

3| Conversas à solta
A abrir os debates, no sábado, 3, estará o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, na sessão intitulada Toda a Biografia é um Romance. Durante a feira, também se irá falar sobre as relações entre a arte, a imagem e a literatura (Gonçalo M. Tavares e Álvaro Domingues), sobre os escritores à mesa (Maria de Lourdes Modesto, José Viale-Moutinho e Francisco José Viegas), sobre as crónicas (Nuno Costa Santos e João Pereira Coutinho) ou sobre os livros que ardem por dentro (conversa entre Valério Romão e Afonso Cruz).

4| Na tela
Um ciclo revelará como alguns filmes fizeram a ponte entre o cinema e outras formas de expressão artística. Desde logo, com a literatura (é o caso de Jules e Jim, de Truffaut, O Astrágalo, de Brigitte Sy ou O Meu Maior Pecado, de Douglas Sirk), com o teatro (Sabe-se Lá, de Rivette, O Beco, de Polanski ou O Bobo, de José Álvaro de Morais) ou com a criação artística em geral (Hotel Chelsea, no retrato feito por Abel Ferrara). Os filmes serão apresentados por Daniel Jonas, Nuno Carinhas, Ana Luísa Amaral e Rui Cardoso Martins, entre outros.

5| 'Spoken word'
O auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett acolherá, às sextas e sábados, um festival de spoken word. O rapper Allen Halloween, a dupla Os Quais, o projeto Poesia & Jazz, o baile falado dedicado a Valter Hugo Mãe e o concerto 20 Years in a Plane, com António Olaio e João Taborda, acompanham estas noites de libertação das palavras.

6| Exposições
Duas exposições serão inauguradas na Galeria Municipal do Porto: 100 Tesouros da Biblioteca Pública do Porto, dando a conhecer obras inesquecíveis guardadas nesta biblioteca; e Reencontro com Vergílio Ferreira – Testemunhos e Perspetivas no Centenário do Escritor, abrindo as portas da oficina literária do autor de Manhã Submersa.

7| Animar a malta
A feira também inclui concertos de jazz ao pôr do Sol, espetáculos de novo circo, música e dança, performances e as comemorações dos 150 anos dos Jardins do Palácio de Cristal, com visitas guiadas e voos cativos em balão de ar quente. Para os mais novos, haverá sessões de contos, oficinas, espetáculos, jogos e o mercado Mini Porto Belo.

Feira do Livro do Porto > Jardins do Palácio de Cristal, R. D. João IV, Porto > 2-18 set, sex-sáb 12h-23h, dom-qui 12h-21h