Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

O mundial de horseball joga-se em Ponte de Lima

Sair

O Horseball World Cup 2016, o terceiro mundial da modalidade, joga-se em Ponte de Lima a partir deste domingo, 14, e até dia 20, com 300 cavalos e atletas em competição

Ponte de Lima volta a receber o campeonato mundial da modalidade, depois de já aqui ter sido disputado em 2008

Ponte de Lima volta a receber o campeonato mundial da modalidade, depois de já aqui ter sido disputado em 2008

No horseball controla-se a bola e o cavalo ao mesmo tempo. Num campo de 65 por 25 metros, duas equipas – de quatro jogadores cada – disputam a posse de bola para poderem rematar e marcar golo. Quase poderíamos comparar a modalidade, cuja competição mundial decorrerá em Ponte de Lima, a partir deste domingo, 14, e até sábado, 20, ao andebol (a bola é lançada também com as mãos) só que, neste caso, o jogador está montado em cima de um cavalo.

Em competição, estarão 28 seleções de 14 países que jogam em três categorias: sub 16, feminino e pro elite (seniores). Entre os participantes, há três equipas portuguesas. Outra particularidade deste jogo nascido nos anos 70, em França, é o facto de não ter guarda-redes, apenas um cesto elevado em cada lado da área onde são marcados os golos. O árbitro circula no meio da área, montado a cavalo, o que faz com que estejam sempre nove pessoas e nove cavalos em campo.

Mas esta não será a primeira vez que a vila mais antiga de Portugal recebe o campeonato do mundo da modalidade. Em 2008, Ponte de Lima acolheu o primeiro campeonato do mundo de horseball, que se realiza de quatro em quatro anos, e que, em 2012, decorreu em França. Desta vez, na iniciativa organizada pela Federação Internacional de Horseball e pelo Centro Equestre do Vale do Lima, são esperadas acima de 80 mil pessoas. E será, espera-se, mais um contributo para a distinção de Ponte de Lima como destino equestre.

Horseball World Cup 2016 > Expolima, Ponte de Lima > 14 ago, dom 18h: receção às seleções; 15-19 ago, seg-sex 17h-24h; 20 ago, sáb 21h15: Final > grátis