Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

IndieJúnior: À descoberta da magia do cinema

Sair

Filmes, ateliês e um concerto de Lena d'Água são as propostas para os mais novos no festival IndieLisboa que decorre até 1 de maio

Nada como uma boa festa para dar início à secção dedicada ao público infantil do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente: a Festa do Bairro (24 abr, dom 16h, grátis) toma conta do jardim envolvente da Culturgest, com oficinas de ilustração, construção de fantoches, livros digitais, pinturas surrealistas, barcos telecomandados, uma minibiblioteca, o cinema mais pequeno do mundo e um concerto de Lena d'Água (17h30). Depois, como sempre, haverá filmes de todo o mundo, em registos como animação, documentário e ficção. Nas sessões para toda a família, estão títulos como a animação lusa Dona Fúnfia – Volta a Portugal em Bicicleta, sobre uma senhora que sempre usou saias e, um dia, experimenta umas calças, Agarra!, uma animação francesa sobre um grupo de suricatas, e Geometria Variável, onde crianças e animais trocam impressões para compreender o corpo (Culturgest, 24 abr, dom 15h; Cinema Ideal, 1 mai, dom 11h). Nas sessões organizadas por idades, as projeções para os mais novos incluem as curtas-metragens Tempo para Pensar, Miriam e o Cão Perdido e O Príncipe Ki-Ki-Do: O Balão (+ 3 anos; Cinema Ideal, 25 abr, seg 11h; Culturgest, 30 abr, sáb 16h). Para os maiores de 7 anos, passará, por exemplo, Os Putos da Estrela que respondem às perguntas “o que queres ver num filme?” e “o que queres ser quando fores grande?” ou Mosca Elétrica, em que alguns desenhos e cartazes de publicidade ganham vida (Culturgest, 23 abr, sáb 16h; Cinema Ideal, 24 abr, dom 11h). Os maiores de 10 anos poderão ver, entre outros, Violeta, a história de uma rapariga que despreza o seu reflexo, o documentário As Miúdas do Skate, em que Keet, uma rapariga com 10 anos ganha protagonismo numa modalidade dominada por rapazes, e Gesso, onde se mostra como um braço partido pode melhorar as férias de verão (Cinema S. Jorge, 26 abr, ter 10h30, 14h30). Uma pequena amostra do que há para ver no IndieJúnior.

Na Festa do Bairro, o Museu Coleção Berardo oferece uma tarde Surrealista, idealizando uma história desde o seu storyboard. O Museu Nacional de História Natural e da Ciência também participa com fantoches de animais construídos com materiais do Jardim Botânico de Lisboa.

IndieJúnior > Culturgest, R. do Arco do Cego, 50; Cinema S. Jorge, Av. da Liberdade, 175; Cinema Ideal, R. do Loreto, 15-17 > T. 21 790 5155 > até 1 mai > €4 (sessão) a €55 (vouchers família 20 bilhetes)

  • IndieLisboa: 7 cenas a não perder

    Ver

    O Festival Internacional de Cinema Independente vai andar a espalhar por Lisboa a magia da 7.ª Arte até 1 de maio. Filmes de qualidade para todos os gostos – e que prometem momentos memoráveis