Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

TEDxOporto: o melhor das 'talks' no Porto

Sair

A Alfândega do Porto recebe este sábado, 16, mais uma conferência TEDx - Tecnologia, Entretenimento, Design. Conheça alguns destaques desta edição sob o signo do Enigma

A sétima edição do TEDxOporto ocupa o edíficio da Alfândega sob o lema Enigma

A sétima edição do TEDxOporto ocupa o edíficio da Alfândega sob o lema Enigma

1. O tema

Enigma é o tema desta sétima edição e propõe uma “viagem pelo desconhecido, pela procura de respostas, pela descoberta e pela criação do conhecimento”. Cada orador, já se sabe, tem 10 a 15 minutos para mostrar “o que vale”. Os temas “são abrangentes”, salienta Norberto Amaral, organizador do TEDxOporto que define a conferência do Porto como “uma experiência”. Um bom evento TED “deve ter muita diversidade em palco”, diz. Os bilhetes custam €80 e os 1000 lugares esgotaram rapidamente. No ano passado, The Main Thing foi a temática. No Porto, as TEDx já passaram pela Casa da Música, Mosteiro de S. Bento da Vitória, Cinema Batalha e edifício da Alfândega.

Steven Goldfarb, físico americano especializado em física de partículas, é uma das presenças mais aguardadas

Steven Goldfarb, físico americano especializado em física de partículas, é uma das presenças mais aguardadas

2. Os oradores mais célebres

Laurence O'Rourke, engenheiro e cientista irlandês a trabalhar na ESA (Agência Espacial Europeia), é um dos participantes na conferência. Esteve envolvido em cinco missões de satélites e incluiu a equipa de controlo de voo do lançamento da Rosetta, a sonda espacial construída e lançada, em 2004, pela ESA (Agência Espacial Europeia). Steven Goldfarb, americano especializado em física de partículas, é outra das presenças muito aguardadas. O físico trabalha no The Large Hadron Collider em Genebra, Suiça, na pesquisa sobre o bosão de Higgs.

3. Os quatro painéis

O primeiro, a partir das 9 horas da manhã, intitula-se Territórios e terá como oradores Laurence O’Rourke, Paulo Rodrigues, Leonardo Pereira e Sónia Cunha (psicóloga no Centro de Apoio Psicológico e de Intervenção em Crise do INEM). Segredos (10h30) levará ao palco a psicóloga clínica Luana Cunha Ferreira, Carlos Mauro, Nuno Coelho e Steven Goldfarb. Conexões (15h) terá a participação do mágico Mário Daniel, Francisco Marques Teixeira (diretor clínico do departamento de Neurofeedback do Instituto de Neurociências – Neurobios), Joana Carravilla e Rogério Martins. O último painel, Caminhos (a partir 17h30) conta com a jornalista alemã Zia Weise (que segue, desde 2014, a crise dos refugiados em Istambul), a jornalista portuguesa Soraia Ramos, Tiago Reis Marques e o músico Pedro Abrunhosa, que encerra a conferência.

4. As performances

Vários espetáculos e performances vão acontecendo ao longo do dia. Emmy Curl (ou Catarina Miranda) mostra a razão pela qual o último álbum, Navia, foi considerado, pela Blitz, um dos 30 melhores discos portugueses de 2015. A Academia de Dança da Boavista protagoniza uma “enigmática atuação” numa fusão de estilos, aliando a magia do ballet ao break dance. O projeto Gao Percussion, do percussionista Sérgio Gaocho (toca darbuka), e Ricardo Salazar (ou Outlinegorilla), que apresenta instalações multimédia interativas em que usa o movimento do corpo e a voz como ferramentas de criação, são outras das performances. Por fim, os sete elementos dos Mimo’s Dixie Band juntam o estilo musical dixieland dos anos 20, com o gesto mímico, as artes circenses e a comédia.

5. As TEDx

Organização sem fins lucrativos dedicada ao tema: ideias que valem a pena, a TED nasceu, há 30 anos, na Califórnia. As TEDx, surgidas em 2009, são organizadas por uma equipa local e independente que reúne pessoas na partilha de ideias e experiências. A primeira TEDx portuguesa aconteceu em 2009, em Lisboa, e, um ano depois, no Porto. Entretanto, já se espalharam por Coimbra, Aveiro, Braga e Viseu.