Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

O gosto dos outros... Mariana, a Miserável

Sair

O nome artístico da ilustradora, de 29 anos, reflete uma personalidade com um humor especial, muito atenta ao que o Porto, a cidade onde vive, tem para dar. Fomos conhecer as suas preferências

Lucília Monteiro

1. Mesa 325 Calmo e luminoso, é um dos cafés que Mariana costuma escolher para trabalhar, quando o T0 onde vive e instalou o seu ateliê se torna demasiado claustrofóbico. "A Leonor [uma das proprietárias] consegue alegrar-me o dia, com smiles desenhados no capuccino."

2. Ó Galeria e Dama Aflita Desde que se mudou para o Porto, em 2010, Mariana mantém com as duas galerias de ilustração uma relação próxima. "Não sei se por sorte ou por ter chegado na altura certa, mas foi só começar a bater às portas e as coisas foram acontecendo", conta.

3. Grande Hotel do Porto Para Mariana, adepta das manhãs e de pequenos-almoços, "a moda dos brunchs foi a melhor coisa que podia ter acontecido". Aconselha o do Grande Hotel do Porto, pela quantidade e pela diversidade de pratos à disposição. "Há sempre alguém a fazer ovos de todas as maneiras possíveis e imaginárias."

4. Balança da estação de S. Bento Consulta-a, não para controlar o peso, mas para conhecer a sina que acompanha os cartões, em forma de pequenos postais ilustrados. "Gosto tanto de saber que vou ficar rica e posso comprar fiado".

5. Cervejaria Galiza Cresceu em Leiria, mas desde pequena que acompanha o pai (antigo estudante da Faculdade de Economia do Porto) nas visitas à cidade, para percorrer todas as "capelinhas" dos bons velhos tempos. Uma delas é a Cervejaria Galiza, onde ficam obrigatoriamente sentados ao balcão, a meter conversa com os empregados.

6. Festa de S. João Não é uma pessoa especialmente festiva, mas adora ver os balões iluminar os céus na noite mais longa do Porto.