Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Ruralidade e urbanidade

Visão Se7e

  • 333

Rede das Aldeias do Xisto abre loja no Porto

Chama-se Espaço X e é "a morada" da rede das Aldeias do Xisto no Porto. Este espaço ambiciona muito mais do que servir de montra aos saberes e sabores das 27 aldeias situadas na zona centro do País, integrantes deste projeto de desenvolvimento sustentável.

Rui Simão, coordenador da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (ADXTUR) realça ser mais "uma oportunidade de atrair público urbano" para um "destino rural da natureza".

Em armários que recriam as antigas mercearias estão dispostos alguns dos produtos produzidos em toda a área dos 21 municípios da rede de Arganil a Vila Rei, de Castelo Branco ao Fundão, como compotas, mel, azeite, chás, vinhos e aguardentes, queijo e enchidos.

Neste espaço com diversas atividades semanais (ver caixa) está patente, até meados de janeiro, a mostra Água Musa que relaciona a água com o craft, design e natureza, e inclui o trabalho de 18 artesãos. "Queremos que seja um buraco a partir do qual possam espreitar as Aldeias do Xisto", desafia Rui Simão.

Fora das aldeias, é a quarta loja da rede que se junta às de Lisboa, Barcelona e Coimbra.

 

ANOTE:

  • Workshop 'Criar com Tradicao' 1, 15, 29 Dez 15h
  • Sabores da Aldeia 8 Dez, 15h. Degustacao de chas e infusoes, mostra de ervas aromaticas, prova de doces e compotas tradicionais.
  • Festa do Azeite Novo 22 Dez, 15h. Prova de azeites e ciclo da azeitona


 

ESPAÇO X

Pç. das Cardosas, Porto

Seg-Sex 14h-19h30, Sáb 10h30-19h30, Dom 10h30-18h (até final Nov);

Seg-Sex 12h-20h, Sáb 10h30-20h, Dom 10h30-18h (Dez)