Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Prático e económico

Visão Se7e

  • 333

Pão caseiro com iguarias tradicionais portuguesas

Um pequeno restaurante, com características originais, abriu há um mês na zona residencial de Nova Carnaxide. Na Merenda Portuguesa não vai precisar de pratos nem de talheres para experimentar as diferentes sugestões da ementa, porque todas são comestíveis à mão.

O conceito da casa é simples de explicar pelo proprietário Paulo Cruz e traduz-se na seguinte filosofia: apresentar sugestões saudáveis da cozinha portuguesa dentro de um pão (cerca de 250 gramas no total).

Mais difícil foi encontrar o pão perfeito, que reunisse as dimensões, texturas e sabores certos e que conseguisse receber, no seu interior, iguarias quentes.

Ao fim de vários testes e provas "ganharam" estes exemplares que misturam o trigo e o centeio e que são amassados e cozinhados na casa. Com a primeira meta cortada, era necessário desenvolver o recheio para colocar no seu interior, mas queria afastar-se das tradicionais pastas de atum ou de frango.

Para tal precisou da colaboração do chefe José Mesquita, 25 anos, que já trabalhou com Henrique Sá Pessoa, Miguel Castro e Silva, entre outros. O cozido à portuguesa, bacalhau à espiritual, frango na púcara, rolo de carne com molho de tomate e queijo gratinado ou alheira com grelos e ovo, preencheram os requisitos impostos por esta dupla e são presenças frequentes do cardápio.

Pode optar só pela merenda e neste caso pagar €3,25 ou incluí-la no menu com bebida por €3,95 (pode ainda pedir uma salada, sopa e sobremesa à parte).



MERENDA PORTUGUESA

Av. Edmundo de Lima Bastos, 12 A

T. 92 432 7659.

Seg-Sex 12h-15h, 17h30-20h30, Sáb 12h-15h