Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

O pastel fiel amigo

Visão Se7e

  • 333

Lucília Monteiro

Massa de pastel de nata com recheio de bacalhau dá pastel de bacalhau com nata. 

Juntam-se dois ícones da gastronomia nacional, o pastel de nata e o bacalhau, e temos uma receita que tem tudo para dar certo. Com massa folhada estaladiça e recheio semelhante a um bacalhau com natas tradicional (embora com textura mais cremosa), foi criado e registado (cuidado com as cópias!) pelo casal de chefs Renato e Dalila Cunha, do restaurante Ferrugem, em Famalicão.

Agora, depois de dois anos de provas bem sucedidas dentro de portas, avançaram com uma parceria com a empresa Pascoal & Filhos, para a sua industrialização e comercialização.



O pastel de (bacalhau com) nata está já à venda, nas grandes superfícies, numa embalagem com quatro unidades (€3,49 pvp). Pré-cozinhado, pode ser aquecido rapidamente, no forno ou em micro-ondas.

"Tinha algumas reservas em passar do artesanal para o industrial, mas fiquei surpreendido e dá-me imenso prazer comer este", conta Renato Cunha. A aliança com a Pascoal não deverá ficar por aqui.

Do projeto de investigação, apoiado pela empresa, para aproveitamento das sobras do bacalhau (peles e espinhas), deverão nascer algumas aplicações culinárias, incorporadas em novos pratos da dupla.