Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

O Natal por Portugal - Centro, Lisboa e Sul

Visão Se7e

Um pouco por todo o País, há aldeias e vilas Natal, pistas de gelo, trenós, comboios, presépios e as tradicionais árvores iluminadas. Há concertos, espectáculos, pais Natal, duendes e nevões! Animação que agrada a toda a gente, para celebrar em grande esta quadra natalícia. Boas festas!  

Susana Lopes Faustino

Leiria

Aldeia de Natal

O jardim Luís de Camões e o Largo 5 de Outubro  transformam-se em Aldeia de Natal até ao próximo dia 22 de Dezembro. Todos os dias úteis, das 10 às 18 horas (aos fins-de-semana das 10 às 19 horas), as portas da aldeia vão estar abertas . O recinto é grande e tem muitas atracções - por isso, é melhor começar por fazer o reconhecimento no trenó do Pai Natal. Na Praça da Lapónia encontra a pista de gelo e na Praça dos Reis Magos o palco dos espectáculos. O Pai Natal tem por aqui uma casa, onde os mais pequenos podem tirar uma fotografia, e uma fábrica, onde decorrem ateliês de expressão plástica. Os duendes têm um recreio onde há insufláveis e, na Casa da Fantasia, há a casinha das bonecas e dos fantoches. Há ainda pinturas faciais e máscaras, cartas para escrever ao Pai Natal e muitos contos para ouvir. Para aprender e descobrir, é na Casa das Estrelas, com experiências interactivas, e na Casa do Ambiente, com quadros interactivos, oficinas de papel reciclado e actividades relacionadas com a água. Na Casa das Descobertas há puzzles e jogos de palavras sobre o património.



Óbidos 

Vila Natal

Até 3 de Janeiro é num ambiente mágico que esta terra fortificada se transforma num autêntico castelo de conto de fadas, com as muralhas iluminadas e as ruas vestidas de azul. A dar as boas-vindas aos milhares de visitantes está um presépio de grandes dimensões. Este ano, a aposta da programação incidiu sobre grandes espectáculos infantis: o musical de natal Alice e a Magia do Natal, magia interactiva com o mágico David Martim, teatro infantil com a peça O Mistério das Prendas, a Ópera dos Brinquedos e ainda o espectáculo de dança A (re)volta dos Brinquedos. Na cerca do castelo, diversos espaços proporcionam experiências especiais: pistas de gelo (uma exterior outra interior), rampas de trenós e esqui, carrossel mágico, insufláveis, pequenas locomotivas e diversos jogos e actividades para entreter toda a família. No espaço Oficinas de Natal os mais pequenos vão aprender a fazer bolas brincalhonas e a moldar figuras de Natal, passam ainda pelo cabeleireiro e salão de beleza dos duendes e visitam a exposição de Pais Natal. Na vila de Gieiras, e integrado no programa da Vila Natal, há a 3ª Exposição de Presépios que decorre até 3 de Janeiro no armazém de vinhos da rua principal. Para ver, há, também, um grande presépio animado e um mapa de Portugal de grandes dimensões com 22 presépios com trajes tradicionais. Ao todo são cerca de 100 exemplares criados por empresas e artistas da região. Há presépios de pedra, metal, madeira, vidro, pintura em tela, cerâmica, azulejaria e materiais reciclados.



Torres Vedras

Comércio e muita diversão

Até 10 de Janeiro o pavilhão da ExpoTorres vai ser o local mais animado, com diversas áreas de lazer, espaços comerciais, zona de restauração (cafetaria e restaurante) e música ao vivo às sextas, sábados e vésperas de feriados. Há uma área com 400 m2 de insufláveis, uma pista de carros eléctricos (crianças dos 3 aos 10 anos), uma casa do Pai Natal, diversos ateliês e uma árvore de Natal com 14 metros de altura. No exterior, há uma pista de gelo natural com 560 m2 (a funcionar das 9 às 2 horas da manhã), onde se podem aventurar miúdos e graúdos.



Lisboa  

A maior árvore do País

Tem 217 toneladas de peso, 44 metros de altura com cinco níveis de estrutura e 1 516 200 microlâmpadas. Esta é a árvore de Natal da Zon e ergue-se, de novo, no cimo do Parque Eduardo VII, onde se acende todos os dias das 17 e 30 à 1 hora da manhã. Junto à árvore, encontra a tenda Zon Kids que tem preparadas duas festas infantis, Panda (12 e 13 Dez) e Disney Channel e Disney Cinemagic (19 e 20 Dez). Para participar basta inscrever- -se em zon.pt/arvore. Este ano vai ainda poder fazer um postal multimédia junto à árvore, uma forma original de dar as Boas Festas. Os postais são enviados para o site do projecto (www.zon.pt/arvore), onde estarão sujeitos a votação e os melhores 210 postais irão passar nos canais cabo como spots de Boas Festas da ZON.



Almada

Pai Natal, duendes trapalhões e minicomboio

O programa de Natal é extenso e divide-se por vários espaços e artérias da cidade. Para os mais pequenos  há actividades na Biblioteca Municipal de Almada, Biblioteca José Saramago e no Solar dos Zagallos. Mas é no centro urbano, na Praça Gil Vicente e Praça do M.F.A., que o Pai e Mãe Natal, acompanhados pelos duendes trapalhões, esperam pelas crianças. Há neve, ateliês e até um minicomboio ecológico que faz a viagem Lapónia-Almada (circula pelas ruas da cidade de 17 a 23 de Dezembro, entre as 10 e 30 e as 13 e 30, e as 15 e as 19 horas). A visita à casa do Pai Natal, onde podem criar um postal ou escrever uma carta, pode ser feita nos dias 11, 12, 18, 19 e 23 de Dezembro. Para os mais crescidos fica a indicação do Mercado de Natal Amigo da Terra, a decorrer na Praça da Liberdade, local onde pode efectuar algumas compras.



Alcochete 

Snowball gigante é Aldeia do Pai Natal

O outlet Freeport também tem novidades este Natal. Até 24 de Dezembro, uma tenda em forma de snowball gigante acolhe a Aldeia do Pai Natal. É neste espaço, localizado na praça central, que decorrem várias actividades: contadores de histórias, ateliers/workshops e uma conversa ou fotografia com o Pai Natal são algumas possibilidades. Há ainda um colorido comboio de madeira, que circula à volta da aldeia do pai natal, e que transporta as crianças numa volta cheia de aventuras. Durante os fins-de-semana  há queda de neve.



Elvas 

Patinar, patinar, patinar...

Até 31 de Janeiro, todos os caminhos vão dar ao Coliseu José Rondão de Almeida. Este espaço multiusos será mais uma vez o centro da animação de Natal com uma das maiores pistas de gelo do País. A par deste concorrido espaço de diversão, a cidade tem ainda outras sugestões: exposições, concertos de Natal e um presépio em tamanho natural que estará no adro da Sé até ao dia 6 de Janeiro. A não perder será a representação do presépio vivo, dia 19.



Monsaraz 

Vila presépio

Em época de Natal, a medieval vila alentejana de Monsaraz transforma-se em vila presépio. Entre as ruas e vielas desfilam até ao próximo dia 6 de Janeiro, as 40 figuras de presépio, em tamanho natural, da autoria de Teresa Martins. Quem passar por aqui nestes dias, sentir-se-á um verdadeiro figurante neste presépio.



Évora

Gelo no Giraldo

A cidade de Évora fica ainda mais bonita por esta altura. Toda iluminada e cheia de actividades e animação de rua, está pronta para comemorar a quadra natalícia. Este ano a programação de Natal da cidade conta com uma novidade bem fresca, uma Pista de Gelo com 200 metros quadrados de área. O local escolhido foi a Praça do Giraldo, um dos locais mais visitados da cidade. Até 22 de Dezembro a agenda de Natal tem mais propostas: destaque especial para os muitos concertos (Arena de Évora, Convento dos Remédios, Igreja de S. Francisco, Santo Antão e S. Vicente e no Museu de Évora) e para a 4.ª Mostra de Artes e Ofícios, uma feira de artesanato que decorre de 18 a 23, na Praça Joaquim António D'Aguiar.



Lagos 

Roteiro de presépios

Até 15 de Janeiro, uma grande Árvore de Natal estará no Lg. Luís de Camões pronta a receber os desejos natalícios. O Roteiro de Presépios estará na rua até 9 de Janeiro. Esta rota, por diversos trabalhos realizados por particulares e entidades da região, passa por vários locais da cidade como a Praça Gil Eanes, Rua Marquês de Pombal, Largo Marquês de Pombal, Rua General Alberto da Silveira, Mercado de Santo Amaro, Rotunda da Avenida Cabo Bojador, Juntas de Freguesia de São Sebastião, Bensafrim, Odiáxere e Barão de São João. De 17 a 24 de Dezembro  há Mercado de Natal no centro histórico, com diversos expositores. No dia 24, a neve vai cair na Praça Gil Eanes, na baixa da cidade, para que o espírito de Natal seja ainda mais verdadeiro.



Vila Real de Santo António 

Um nevão todos os dias

O centro da cidade é o palco privilegiado das comemorações.  Até ao dia 24 de Dezembro, decorrem diversas actividades para toda a família (10h às 13h e das 15h às19h) e muitas brincadeiras para os mais pequenos. Há tenda do Pai Natal, feira de Natal, comboio infantil, insufláveis, carrossel e pista de patinagem com gelo natural. No Centro Cultural António Aleixo, até 6 de Janeiro, pode visitar  o presépio de grande dimensão da autoria de Teresa Marques, Augusto Rosa e António Bartolomeu. Não se esqueça ainda de passar na Praça Marquês de Pombal onde está instalada a árvore de Natal. Até ao dia 24 de Dezembro há nevão de neve artificial, todos os dias.