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O mercado de Campo de Ourique está como novo

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Ir à praça vai ter outra graça, em Campo de Ourique. A partir de meados de Outubro há tasquinhas e animação, num mercado renovado

Conquer Race Porto 2013 - 21 set, sab. 9h (partidas de 20 em 20 minutos até às 13h20) €21. Inscrições em www.conquerrace.com
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Conquer Race Porto 2013 - 21 set, sab. 9h (partidas de 20 em 20 minutos até às 13h20) €21. Inscrições em www.conquerrace.com

Meo Urban Trail Lisboa - 21 set, 21h. €10 a €12 (6 km), €20 a €23 (10 km). Inscrições: www.meourbantrail.pt
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Meo Urban Trail Lisboa - 21 set, 21h. €10 a €12 (6 km), €20 a €23 (10 km). Inscrições: www.meourbantrail.pt

1.ª Meia Maratona Guimarães - 22 set, dom 16h. €6 a €16. Inscrições em www.meiamaratonadeguimaraes.pt
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1.ª Meia Maratona Guimarães - 22 set, dom 16h. €6 a €16. Inscrições em www.meiamaratonadeguimaraes.pt

The Color Run Porto - 28 set. 16h. €18 a €20. www.thecolorrun.pt
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The Color Run Porto - 28 set. 16h. €18 a €20. www.thecolorrun.pt

1.ª Corrida do Parque à Noite - 5 out, 21h. €12,50 a €15. Inscrição www.portorunners.net
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1.ª Corrida do Parque à Noite - 5 out, 21h. €12,50 a €15. Inscrição www.portorunners.net

Por estes dias e até à segunda semana de outubro, as tardes no Mercado de Campo de Ourique estarão mais barulhentas. Há escadotes montados, berbequins a darem os últimos retoques e tintas a embelezar a fachada (o cinzento do ferro vai passar a verde).

Quando se arrumarem todas as ferramentas e pincéis, no meio das renovadas bancas de fruta, legumes e peixe, nascerá um conceito inovador nos mercados lisboetas, mas há muito em voga em Madrid ou Barcelona.

As portas estarão abertas para as compras comuns, com muito mais para descobrir. Na zona central deste mercado, já lá estão quatro grandes quiosques, com lugar para 16 tasquinhas de diferentes donos, que não concorrem entre si. E um pórtico para uma esplanada. Todos os parceiros envolvidos e os lojistas mais antigos serão convidados a manter a animação do espaço com acontecimentos ligados à vida de uma praça.

"O hábito de comprar no mercado tem de ser reabilitado", nota Marta Costa, diretora de marketing da empresa que ganhou esta exploração, num concurso lançado pela Câmara Municipal. A filosofia que seguem obriga a uma lógica premium, de proximidade com as pessoas e muita inovação à mistura.

Ao deambular pelas diferentes tasquinhas, das 10 da manhã às 11 da noite aos dias úteis, e até à uma ao fim-de-semana, está previsto que se gaste qualquer coisa como 15 euros, saindo bastante satisfeito. Se preferir, também pode levar as iguarias para casa. Comece já a ficar com água na boca com o que por aí vem:

TASQUINHAS

  • Charcutaria - enchidos e queijos prontos a petiscar
  • Garrafeira - o paraíso dos amantes de vinho: pode degustar-se a bebida a copo ou comprar uma garrafa
  • Geladaria - gelados artesanais, de preferência feitos com fruta do mercado
  • Carne - Pica-pau e outros petiscos, sempre à base de carne de boa qualidade
  • Champanheria - ostras e champanhe de várias origens
  • Marisqueira - delícias do mar, simplesmente cozidas ou mais cozinhadas
  • Bar - com um cantinho só para gin, haverá todo o tipo de cocktails alcoólicos
  • Americano - finger food do outro lado do Atlântico, como onion rings ou chicken wings
  • Japonês - um conceito especial de sushi para mercado, by Noori
  • Hamburgueria - os hamburgueres caseiros estão na moda e por isso não podiam faltar neste espaço
  • Café - sumos naturais com fruta da época, à escolha do freguês, mas não só
  • Pasteleria - produtos tradicionais de grande qualidade, como queijadas ou pastéis de nata
  • Chef do Mercado - um cozinheiro terá aqui um pequeno restaurante, mas também estará disposto a cozinhar qualquer proteína acabada de comprar no mercado
  • Italiano - pizza à fatia, carpaccio, bruschetas e outras iguarias deste país
  • Petiscaria - todo o tipo de tapas ibéricas
  • Pop Up - um espaço aberto a projetos inovadores com maior rotatividade
  • Espaço Pop Up - um carrinho que andará a circular pelo mercado com ofertas originais

Do jardim para o mercado Diogo Sousa Coutinho, dono do restaurante Noori e da empresa que está a explorar o Mercado de Campo de Ourique, acaba de ganhar a concessão do quiosque do jardim da Burra, ao pé da Basílica da Estrela, o único da cidade que ainda mantém a traça Arte Nova. Este pequeno espaço será uma montra do que existe no mercado e os turistas (ou lisboetas) mais distraídos serão ali encaminhados para as tasquinhas de Campo de Ourique.