Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

No E-Learning Café, os post-its servem para juntar os estudantes do Porto

Visão Se7e

  • 333

A arte nos post-its é a forma que o E-Learning Café escolheu para juntar os estudantes dos vários pólos da Universidade do Porto

São uma arma poderosa contra o esquecimento e, cada vez mais, um suporte de arte. Vídeos com ideias criativas a partir de post it no Youtube não faltam. "Esta é apenas mais uma abordagem", diz Sérgio Bessa, da equipa do E-Learning Café, sobre a ideia que teve para promover a aproximação entre os vários pólos da Universidade do Porto (UP).

Cada um dos estudantes do 2.° ano do curso de Artes Plásticas e Design da Faculdade de Belas Artes foi desafiado a criar um trabalho com post-its. Podia usar apenas um ou vários e os materiais que entendesse. "A ideia era darmo-nos a conhecer através de um post-it", explica Ana Miranda, que precisou de 23 papelinhos para criar um painel com um surfista sobre as ondas, em técnica mista.

Serviu-se de acrílico, tinta-da-china, pastel de óleo. Mas há trabalhos a lápis, esferográfica, colagens, post-its revestidos com tecido, croché... Os estudantes desenharam, sobretudo, caras, mas houve quem simplesmente resgatasse a função original dos post-its: deixar mensagens. Como esta: "Não desesperes, ainda há emprego lá fora".

 

O E-Learning Café nasceu como café mas hoje é, na realidade, uma agradável sala de estudo para a comunidade académica portuense, onde se podem requisitar computadores e usufruir de terminais fixos com ligação à internet. Situado na Asprela ( junto do Hospital de São João), recebia poucos alunos dos outros pólos da UP, mais centrais. Esta foi a forma encontrada para chamar estudantes dos pólos mais afastados. Se Ana Miranda servir de exemplo, está a resultar: "Não costumava vir e tenho vindo de vez em quando ver as diferenças", conta.

É que quem frequenta o espaço é também convidado a acrescentar post-its personalizados na parede e a mudar de sítio os que lá estão. Os próximos a serem desafiados são os estudantes da Faculdade de Letras, mas só depois de passar a época de exames.



E-LEARNING CAFÉ

R. Dr. Manuel Pereira da Silva, Porto

Seg-dom 00h-24h