Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Marionetas em construção

Visão Se7e

  • 333

Era um sonho adiado que, a certa altura, se cansou de esperar pelos mecenas

Nunca chegaram a aparecer e o trabalho do Teatro de Marionetas do Porto (TMP) e do seu fundador, João Paulo Seara Cardoso, era valioso de mais para ficar embalado e esquecido numa cave. O edifício já existia e as obras de reabilitação, a cargo do arquiteto José Gigante, ficaram agora concluídas.



A inauguração oficial do Museu das Marionetas do Porto está só marcada para o dia 3 de fevereiro de 2013. O que se verá, durante esta semana de dezembro de portas abertas, é apenas para abrir o apetite.



"É um universo fascinante e uma forma de, mais do que recordar, viver o João Paulo", conta Isabel Barros, atual diretora artística da companhia.



O pretexto para a pré-abertura é o evento Paixão pelas nossas ruas, com animação ao longo do dia 15, no centro histórico. O TMP quis juntar-se à vizinhança e algumas das montras da artéria foram ocupadas por marionetas do espetáculo Joanica Puff. Dentro do museu, duas salas mostram muitas outras criações feitas ao longo de quase 25 anos de existência.



Desde as personagens do Vai no Batalha (1993) passando ainda por Macbeth (2001) e pelos Bichos do Bosque (2007), até chegar ao O Senhor..., o último espetáculo em cena.





MUSEU DAS MARIONETAS DO PORTO

R. das Flores

Até 23 Dez

Seg-Dom 10h-18h