Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Manukultura

Visão Se7e

Filipe Paiva

Marca de cosméticos checa ocupa edifício com história

Do outro lado da Rua das Flores, Paula Rebelo sonhava mais alto. Não se cansava de olhar para o edifício, construído em 1925, por Francisco Oliveira Ferreira (o mesmo arquiteto que desenhou o café A Brasileira, no Porto), ocupado pela ourivesaria Aliança e, em 1946, pela loja de produtos têxteis Moura Fernandes. Mal soube que estava livre, Paula atravessou a rua e ali instalou a Manufaktura, a marca de cosméticos, com ingredientes naturais e inovadores, que trouxe há poucos anos da República Checa para Portugal.



No espaço, pouco mexeu, mantendo os antigos móveis importados da Alemanha e pormenores curiosos, como as portas blindadas que fecham cada um dos cinco pisos. A extensa área fê-la pensar noutros voos. "Quero transformá-lo num espaço de cultura. O Porto está na boca do mundo, mas a imagem que os turistas levam é muito redutora", explica Paula Rebelo. Pôs um piano de cauda no centro da loja, a desafiar os músicos. No segundo piso, em mezzanine, deu guarida a Madalena Claro, e é lá que a artesã trabalha e expõe os seus trabalhos.



A marca de bijuteria Átrio e o mobiliário da Bat Eye também encontraram ali o seu show room. No último sábado de cada mês, a Manufaktura acolherá ainda um mercado à moda antiga, aberto a outros artesãos. Ideias de eventos não faltam. 





MANUFAKTURA

R. das Flores, 213 Porto

T. 22 207 3400

Seg-Sex 10h-19h

Sáb 10h-13h, 14h-19h