Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

"Cinco Minutos de Jazz", de José Duarte: um livro que se lê, tal como se ouve uma peça de jazz

Livros e discos

Um livro com textos, crónicas, entrevistas ou frases escritas para serem lidas ao microfone, de 1990 até aos dias de hoje, do autor do programa mais antigo da rádio portuguesa, José Duarte. A reedição de "Cinco minutos de Jazz" já chegou às livrarias

(PIM Edições, 192 págs., €15,50)

(PIM Edições, 192 págs., €15,50)


Aos 80 anos, José Duarte é um nome a que não se pode fugir, se quisermos falar de jazz em Portugal. Orgulhoso autor do programa mais antigo da rádio portuguesa (Cinco Minutos de Jazz ouve-se desde fevereiro de 1966!), espalhou, pelos mais variados meios, a sua paixão juvenil pelo mais livre dos géneros musicais. Paixão, afinal, que contaminou toda a sua vida.

Fragmentado, inspirado, ora repentista ora bem pensado, este livro lê-se como quem ouve uma peça de jazz (free?). Cinco Minutos de Jazz é a reedição, revista e (muito) aumentada, de um livro com o mesmo título publicado em 2000. Aqui se coligem textos, crónicas, entrevistas ou frases escritas para serem lidas ao microfone, de 1990 até aos dias de hoje. Termina, aliás, com uma entrevista, de março de 2019, a Maxine Gordon, viúva de Dexter Gordon e autora de uma recente biografia do histórico saxofonista.