Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Leituras de primavera: 7 novos livros para ter na mesa de cabeceira

Livros e discos

Romance, ensaio, estreias e reedições. Seleção de 7 livros recentes para leituras partilhadas ou puro prazer solitário

1. Em Tudo Havia Beleza, de Manuel Vilas

Depois da morte dos pais, de um divórcio e do abismo do álcool, o escritor espanhol Manuel Vilas reencontra a sua identidade na família. Grande êxito de vendas em Espanha, Em Tudo Havia Beleza foi considerado o “melhor livro do ano” por vários jornais espanhóis

2. O Susto, de Agustina Bessa-Luís

Foi preciso esperar mais de 60 anos pela reedição de uma das grandes obras literárias de Agustina Bessa-Luís, O Susto, publicado em 1958, com José Midões como protagonista, poeta inspirado em Teixeira de Pascoaes.

3. No Meio do Nada, de António Mota

Prestes a celebrar 40 anos de vida literária, o escritor de literatura infanto-juvenil, António Mota, acaba de se estrear na narrativa para adultos com No Meio do Nada, um livro onde as personagens falam do que as atormenta, através de monólogos sobre a busca da felicidade, a solidão, o envelhecimento, o medo...

4. No Verão, de Karl Ove Knausgård

Do escritor noruguês Karl Ove Knausgård chega-nos No Verão, quarto volume sobre as estações do ano, a fazer parte de uma série de breves ensaios destinados à filha recém-nascida.

5. Histórias, de Susan Sontag

Em Histórias, um conjunto de contos da escritora e ativista norte-americana Susan Sontag (falecida em 2004), relatam-se alegorias, parábolas, esboços autobiográficos, que captam um fragmento autêntico da vida, dramatizando os lamentos e medos privados" da própria autora.

6. Torto Arado, de Itamar Vieira Junior

Vencedor do Prémio Leya 2018, Torto Arado, romance de estreia de Itamar Vieira Junior, é uma viagem intimista ao mundo rural brasileiro.

7. Guerra e Cinema, de Paul Virilio

Uma reflexão crítica sobre a capacidade persuasiva das imagens de guerra deixada pelo filósofo francês Paul Virilio, falecido no ano passado.