Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

A precisar de umas miniférias? Temos cinco sugestões para fugir à rotina e sair da cidade

Escapar

De mar (muito mar), serra, planície alentejana e paisagem minhota se fazem estes cinco hotéis-destino a pensar numas miniférias. É escolher a paisagem e virar costas à cidade para uns dias de descanso

O Martinhal Beach Family Resort & Hotel, em Sagres, fica mesmo em frente à Praia do Martinhal

O Martinhal Beach Family Resort & Hotel, em Sagres, fica mesmo em frente à Praia do Martinhal

Começamos a sul, na ponta de Sagres, para dizer que o Martinhal deve ser o que, em Portugal, mais próximo existe da ideia de “uma casa na praia”. O melhor deste hotel de cinco estrelas no Barlavento algarvio, escreveu a Sara Belo Luís, é a praia e o mar pela frente. E se este é sonho tornado realidade – acordar, descer o passadiço de madeira até ao areal, caminhar e, só depois, começar a pensar em pequeno-almoço –, acrescente-se que o resort é pensado para famílias, o que significa que existe um clube de atividades para os pais deixarem as crianças, serviço de babysitting, piscinas, parques infantis, bicicletas, campos de futebol, escola de surf…

Já a Luísa Oliveira diz, e muito bem, que há coisas que só se sentem quando se está longe da cidade: o coaxar das rãs ao entardecer, o cheiro a lareira e o céu estrelado. Ora é isso que se leva de uma visita ao L'And Vineyards, em Montemor-o-Novo, que tem ainda um restaurante com uma Estrela Michelin (do chefe Miguel Laffan), assim como um wine bar e esplanadas bem resguardadas de dias mais frios.

Subimos agora às alturas e já conseguimos imaginar-nos a deixar para trás a vila de Manteigas, seguindo a estrada que conduz à torre da serra da Estrela, pelo maravilhoso Vale Glaciar do Zêzere. Alguns quilómetros percorridos, surge o conjunto de quatro edifícios que compõe o INATEL Manteigas, hotel termal reaberto em novembro passado, totalmente renovado, conta a Joana Loureiro. Programas terapêuticos e de relaxamento, massagens, natureza, cabrito à serrana com arroz de carqueja e o inevitável queijo Serra da Estrela, eis o que o espera por aqui.

Glamping no Minho. O Carmo’s Boutique Hotel, em Gemieira, Ponte de Lima, tem duas tendas de luxo cuja decoraçao remete para a cultura africana

Glamping no Minho. O Carmo’s Boutique Hotel, em Gemieira, Ponte de Lima, tem duas tendas de luxo cuja decoraçao remete para a cultura africana

De sul para norte se faz este caminho, como já se percebeu, e assim chegamos ao Minho, mais concretamente ao lugar de Gemieira, perto de Ponte de Lima. É lá que fica o Carmo’s Boutique Hotel, refúgio romântico numa quinta minhota que, além dos 15 quartos em edifícios de traço moderno, tem agora duas tendas de luxo. “As gigantescas camas em dossel, a banheira junto à varanda, a ventoinha no teto ou os padrões de animais”, conforme descreve a Joana Loureiro, já me convenceram.

Se começámos frente ao mar, é rodeados de mar que terminamos. A Gabriela Lourenço rumou à ilha açoriana de São Miguel para conhecer o White Exclusive Suites & Villas, “um hotel onde se preza a simplicidade e a exclusividade”, no concelho da Lagoa. E “o difícil”, garante, “é convencerem-nos a sair do terraço naquela falésia sobre o oceano”. Que saudades dos Açores.

O White tem nove suítes, todas T0 de dimensões generosas e equipadas com kitchenettes

O White tem nove suítes, todas T0 de dimensões generosas e equipadas com kitchenettes

Paulo Goulart Photography