Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Dona Emília Guesthouse: Do fundo do coração

Escapar

Em Viana do Castelo, um casal – ele arquiteto, ela bailarina – quer recriar uma pensão à moda antiga, onde as partilhas e os laços criados com os hóspedes são reforçados. Bem-vindos à Dona Emília Guesthouse

A Dona Emília Guesthouse fica na Praça da República, a melhor panorâmicado bater do coração de Viana do Castelo

A Dona Emília Guesthouse fica na Praça da República, a melhor panorâmicado bater do coração de Viana do Castelo

Lucília Monteiro

A Dona Emília cujo nome foi emprestado a esta casa centenária, no centro de Viana do Castelo, nunca aqui viveu. Em tempos, geriu com garra uma pensão da cidade e o exemplo que deixou à família, no acolhimento dos hóspedes e na defesa de certos valores, ficaram de certa forma agarrados a estas paredes. Para o neto, Nuno Freitas, e a mulher, Rute Esteves, é a figura inspiradora capaz de alimentar todo o processo criativo à volta daquilo que colocam à disposição de quem recebem. Por exemplo, os sabonetes deixados nos quartos e que também estão para venda (há outros artigos, realizados em parceria com artistas e artesãos locais) têm as fragrâncias apreciadas pela personagem Dona Emília. Para o casal (ele arquiteto, ela bailarina), “era importante continuar a alimentar a criatividade”.

Pela decoração de interiores e pelo restauro e construção de novas peças de mobiliário ficou encarregue Nuno, que trabalhava no comércio de peças vintage. O edifício já estava reabilitado aquando da sua primeira visita, por isso apenas interveio a posteriori. Mas não teve dúvidas quanto ao seu potencial turístico e logo quis agarrar a oportunidade de o explorar e de regressar com a companheira à terra natal de ambos.

No primeiro piso, existem três quartos espaçosos, mais económicos, que podem ser ajustados à medida de quem os ocupa (de duplo a dormitório para sete pessoas). No segundo piso, ficam três suítes, todas com uma bela vista da cidade. Afinal, estamos na Praça da República, sendo a melhor panorâmica do bater do coração de Viana do Castelo a das janelas amplas do salão principal e do jardim interior, espaços de utilização comum, tal como a cozinha, onde existem sempre uns mimos dos anfitriões.

Rute tomou conta do atendimento (bem familiar) e da dinâmica da casa, com uma série de iniciativas regulares. Além da participação no Inauguro (inauguração simultânea de exposições em vários locais de Viana), organizam-se degustações ao som do vinil, todas as sextas e sábados, em parceria com a dupla Jenny&Carmie – Partners in Cooking, abertas à comunidade. Havemos de ir a Viana, pois.

Lucília Monteiro

Os hóspedes podem usufruir, a umas ruas de distância, de um jardim com piscina (aberto a não hóspedes por €4/dia) com uma área de relaxamento para massagens e onde decorrem festas e cinema ao ar livre.

Lucília Monteiro

Dona Emília Guesthouse > R. Manuel Espregueira, 6, Viana do Castelo > T. 91 781 1392 / 91 445 0424 > a partir de €25 por pessoa