Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Casa de Baixo, um retiro bucólico em Alvoco das Várzeas

Escapar

  • 333

Entre as serras da Estrela e do Açor, em Alvoco das Várzeas, concelho de Oliveira do Hospital, a Casa de Baixo é um turismo rural que junta o exterior rústico aos interiores modernos e confortáveis

No verão, vai-se a banhos na piscina, mas também existe ali uma praia fluvial

No verão, vai-se a banhos na piscina, mas também existe ali uma praia fluvial

Lucilia Monteiro

Em Alvoco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, reina o sossego. Percorrem-se as ruas estreitas da aldeia, com 270 habitantes, e logo se encontra a indicação da Casa de Baixo, numa propriedade na margem do rio Alvoco, onde pastam livremente cavalos garranos. As antigas casas do caseiro, do séc. XVIII, foram meticulosamente reconstruídas segundo as técnicas originais, com as paredes revestidas a xisto, agora recortadas por amplas vidraças, donde só se avista o verde. Vasco de Campos, o proprietário do turismo rural, saiu de Alvoco quando ainda era criança, mas sempre teve vontade de regressar. “Sentia o dever de fazer alguma coisa pelo património que me deixaram, que se estava a degradar”, conta.

Em tempos, a família geriu uma pequena unidade hoteleira numa aldeia próxima, e Vasco, engenheiro florestal, conservou esse gosto pelo turismo. Há muito dele e dos antepassados na Casa de Baixo. Nas fotografias antigas espalhadas pelas paredes, no poema do avô gravado na sala, no nome dos quartos, segue-se-lhes o rasto e percebe-se como a sua história moldou o sítio. Existem três quartos de casal e quatro twins, modernos e confortáveis, cada um com a sua temática. No Floresta, por exemplo, a inspiração entranha-se no papel de parede, nos tons de verde ou nos candeeiros em forma de troncos. Já no Sr. Doutor, recorda-se o avô médico, numa vitrina com os seus instrumentos de ofício.

Quem chega, valoriza o silêncio, a paisagem ou a localização privilegiada entre as serras da Estrela e do Açor (com Piódão a 20 minutos), convidativa para escapadas de fim de semana. Muitos preferem pousar as malas e deixar-se ficar pela casa. No inverno, chama a lareira acesa na sala, decorada com gosto, e as refeições feitas por encomenda (normalmente pratos regionais, com um toque especial). No verão, vai-se a banhos na piscina ou na praia fluvial, com bandeira azul. Em breve, aproveitando o facto de a propriedade ser fronteira ao rio Alvoco, vão construir um acesso privado, com barcos e caiaques. Ao redor, nota-se o dedo do engenheiro florestal, na preservação do cenário. Bucólico, por natureza.

Existem três quartos de casal e quatro twins, modernos e confortáveis, cada um com a sua temática

Existem três quartos de casal e quatro twins, modernos e confortáveis, cada um com a sua temática

Lucilia Monteiro

Casa de Baixo > R. da Arrifana, 5, Alvoco das Várzeas, Oliveira do Hospital > T. 238 092 777/91 820 4054 > a partir de €100

Há fotografias antigas espalhadas pelas paredes e muitas outras referências à história que moldou este sítio

Há fotografias antigas espalhadas pelas paredes e muitas outras referências à história que moldou este sítio

Lucilia Monteiro