Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Santa Bárbara Lodge: Longe do mundo, perto do mar dos Açores

Escapar

  • 333

Na costa norte da ilha açoriana São Miguel, há tranquilidade garantida num condomínio com oito suítes, mesmo em cima do Atlântico

Nas suítes T0, T1 e T2, a madeira, a cortiça e o vime dão aconchego às divisões de linhas minimalistas e às varandas viradas para o mar ou para a piscina do jardim

Nas suítes T0, T1 e T2, a madeira, a cortiça e o vime dão aconchego às divisões de linhas minimalistas e às varandas viradas para o mar ou para a piscina do jardim

Paulo Goulart Photography

Pode estar literalmente por todos os lados, o mar que rodeia a ilha de São Miguel, nos Açores – mas nem por isso deixa sempre de nos surpreender, de tão azul que é. No novo Santa Bárbara Lodge, em São Vicente Ferreira, temo-lo logo ali a dois passos, imenso na paisagem. A nova casa de alojamento da dupla João Reis e Rodrigo Herédia – que já em 2015 abrira o Santa Bárbara Eco Resort, junto à praia com o mesmo nome – é um condomínio privado com oito suítes que propõe uma total autonomia aos seus hóspedes.

A entrada faz-se com um código para o portão e a porta principal, recebido na altura da reserva. Lá dentro, num cofre, está a chave da nossa suíte, o comando do portão e um tablet para uso durante a estadia que facilitará também a comunicação com a receção central (no Eco Resort).

Estamos na costa norte, a oito quilómetros de Ponta Delgada, praticamente em linha reta, e tudo aqui transpira tranquilidade. Nas suítes T0, T1 e T2, a madeira de criptoméria (abundante na ilha), a cortiça e o vime dão aconchego às divisões de linhas minimalistas e às varandas viradas para o mar ou para a piscina do jardim, rodeada de espreguiçadeiras. Não falta sequer uma zona de barbecue, a convidar para uma tarde bem passada em família ou entre amigos.

Mas é quando subimos ao grande terraço que nos enchemos de Açores: lá está o imenso mar azul escuro, a bater nas rochas ali mesmo em baixo; lá está o céu, infinito, uns dias cinzento, outros em tons claro de azul e salpicado de nuvens brancas; lá estão os montes verdes com os seus cerrados divididos por muros de pedras. E ali estamos nós, numa ilha, prontos a desligar de azáfamas e afazeres – longe do mundo.

No novo Santa Bárbara Lodge, em São Vicente Ferreira, o mar está logo ali a dois passos

No novo Santa Bárbara Lodge, em São Vicente Ferreira, o mar está logo ali a dois passos

Paulo Goulart Photography

As suítes, com sala e quarto(s), têm kitchenette – mas, mediante pagamento, é possível fazer as refeições, incluindo o pequeno-almoço, no Eco Resort, a 12 quilómetros dali. Tal como se pode pedir que entreguem, de manhã, uma cesta bem recheada para a primeira refeição do dia.

Santa Bárbara Lodge > Canada da Tapada, 14, São Vicente Ferreira, Ponta Delgada, São Miguel, Açores > T. 296 360 470 > de €80 (T0 em época baixa) a €220 (T2 em época alta)