Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Armazém Luxury Housing: um luxo pós-industrial

Escapar

  • 333

No movimentado Largo de São Domingos, no Porto, um antigo armazém de ferro do séc. XIX sofreu uma transformação imensa, para receber um confortável hotel

1 / 13

2 / 13

3 / 13

4 / 13

5 / 13

6 / 13

7 / 13

8 / 13

9 / 13

10 / 13

11 / 13

12 / 13

13 / 13

A transformação é surpreendente. As fotografias em grande formato do velho armazém de ferro, em ruínas, espalhadas pelo hotel, são a prova do enorme desafio que representou esta intervenção. “Foram três anos de muito trabalho”, confirma Fernanda Gramaxo, proprietária do Armazém Luxury Housing, no Porto. Sempre gostou de criar ambientes mágicos (já o fazia enquanto educadora infantil, diz) e de receber os amigos, por isso, neste projeto, não poupou nos detalhes. Com o arquiteto Luís Sobral, do gabinete Pedra Líquida, recorreu às referências da era industrial sem, no entanto, sobrecarregar os espaços, que se queriam elegantes, modernos e confortáveis.

Há, desde logo, um contraste entre o corrupio no Largo de São Domingos, onde fica o Armazém Luxury Housing, e a tranquilidade dentro de portas. “Os hóspedes fecham a porta e entram numa atmosfera completamente diferente, de muita paz”, orgulha-se Fernanda Gramaxo. Olhando para a fachada estreita do edifício, não se consegue imaginar as áreas comuns generosas, iluminadas por um átrio, com os antigos muros de granito em harmonia com o novo revestimento, quase escultórico, a ripas de betão. A escolha dos materiais foi também decisiva na criação dos ambientes interiores. Uma conjugação cuidadosa de corrimões e escadas enferrujados, tecidos bordados e aveludados, betão, madeiras, tapetes coloridos e lustres brilhantes.

Cada um dos nove quartos tem uma particularidade: uma banheira no centro, uma janela generosa com vista para a Sé do Porto, uma claraboia por cima da cama para observar as estrelas, um acesso privativo a partir do elevador (na penthouse), um armário semelhante a uma caixinha de música. “Queríamos criar algo diferente, que transmitisse uma certa qualidade de vida”, explica Fernanda Gramaxo, que conta com a ajuda das filhas na gestão do hotel.

Brevemente, na Rua das Flores, nascerá um edifício irmão do Armazém, com apartamentos turísticos. Ali funcionará também uma escola de ioga, para hóspedes e não só. “É mais um extra, dentro de uma filosofia de vida saudável”, acrescenta a proprietária.

Na zona de pequenos-almoços, destaca-se a mesa comunitária e os armários sobre carris onde é servido o buffet. Há bolos caseiros, panquecas, pães variados, sementes, aveia, sumos naturais e uma carta de ovos, para fazer na hora.

Armazém Luxury Housing > Lg. S. Domingos, 74, Porto > T. 22 340 2090 > €190 a €300