Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Aqua Village: um mundo maravilhoso

Escapar

  • 333

No novo hotel de cinco estrelas de Oliveira do Hospital, a água e a natureza andam de mãos dadas. A filosofia do Aqua Village Health Resort & Spa, em Caldas de S. Paulo, é “tirar partido do território sem o deteriorar”

Uma das três piscinas do Aqua Village Health Resort & Spa tem água quente e é semicoberta, a pensar nos dias de inverno

Uma das três piscinas do Aqua Village Health Resort & Spa tem água quente e é semicoberta, a pensar nos dias de inverno

Sara Matos

Lembra-se de What a Wonderful World, de Louis Armstrong? É só nessa música que pensamos quando percorremos o Aqua Village Health Resort & Spa, em Caldas de S. Paulo, a oito quilómetros de Oliveira de Hospital, região bendita em praias fluviais. É um dia abençoado de outono, entramos na aldeia, só se escutam os pássaros, as águas do Alva, e Armstrong na cabeça. A água é, de resto, o fio condutor de todo o hotel e a imagem de uma gota está por todo o lado. Um poço de águas termais abastece a piscina interior e acompanha vários tratamentos do Spa Sensations, cujas salas foram revestidas com pedras do rio. Há ainda outras duas piscinas no exterior, uma delas de água quente e semicoberta para os dias de inverno.

Este hotel de cinco estrelas é, na verdade, mais do que um hotel. Diríamos que parece uma casa com um serviço cinco estrelas, tão bem que nos sentimos nos 29 apartamentos (20 T1 e nove T2), divididos por quatro blocos – e ainda na suíte/moradia de três andares, surgida da reabilitação da única casa existente neste terreno de quatro hectares e onde se mantiveram duas lareiras em pedra. E também porque, em cada apartamento, se sente o aconchego de uma casa, com sala e cozinha equipadas, uma varanda para olhar a paisagem e mimos doces à espera de quem entra. É esta a filosofia do mentor do projeto, Francisco Cruz: “Tirar partido do território sem o deteriorar”. E acreditamos no que diz ao percorrermos os caminhos que ligam os quatro blocos da unidade, o spa e o restaurante Roots, chefiado por Anderson Miotto, que aposta numa cozinha de autor feita com produtos endógenos da região (inesquecível, a sopa de morangos com sorvete de poejo que provámos à sobremesa).

As cores terra, a cortiça e a madeira maciça envelhecida estão por todo o lado, nas doses certas. Na margem do rio, dentro da propriedade do hotel, passeia-se entre oliveiras, choupos e freixos. Em breve, também será possível andar de bicicleta elétrica pela região, junto aos rios Alva e Álvoco, com moinhos e noras de água pelo caminho. De novo, What a Wonderful World na cabeça.

São 29 os apartamentos do Aqua Village e em cada um deles se sente o aconchego de uma casa

São 29 os apartamentos do Aqua Village e em cada um deles se sente o aconchego de uma casa

Sara Matos

Por baixo dos choupos, na margem do rio Alva, em duas gotas suspensas (com cinco metros de altura e três metros de diâmetro), revestidas a cortiça, vão realizar-se massagens à base de mel da região. No próximo verão, o Aqua Village terá também uma praia fluvial privada com padel no rio.

Aqua Village Health Resort & Spa​ > Caldas de S. Paulo, Oliveira do Hospital > T. 238 249 040 > a partir de €135

Sara Matos