Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Malmerendas: sabe guardar um segredo?

Escapar

A revista AD France acaba de nomear o Malmerendas, no Porto, como um dos 12 hóteis mais bonitos do ano. Charme de hotel, encantos de casa de família... Tudo isto e muito mais

Nem só os amigos tocam à campainha deste prédio de dois pisos, construído no início do século XX, com cara de pedra revestida a azulejo, janelas altas e pormenores em ferro. Embora esta seja a casa onde vivem Joana Coelho e João Almeida.

O casal reservou para se instalar a cave sobre o jardim das traseiras, onde só os pássaros se ouvem, e parte do rés do chão, ficando os outros dois pisos para quem procura o conforto de um hotel de charme e a simplicidade de um ambiente familiar. "A tendência do novo luxo não são os hotéis de colunas de mármore, mas o que nos aproxima da realidade da cidade", diz Joana Coelho. Assim, o Malmerendas ganhou contornos de guest house.

O nome, herdado do passado da rua, está agora desenhado numa placa à entrada. Possui apenas cinco suites. "Esta é a nossa casa e, por isso, cada uma das zonas é diferente", explica João Almeida. Sem desvirtuar o espírito do edifício, imprimiram a cada lugar um traço de design. Seja na escolha do mobiliário nórdico dos anos 50 e 60, nos candeeiros coloridos, na chaise longue vermelha e nas cadeiras amarelas do terraço.

A ligar tudo está o elemento gráfico do mosaico que acompanha parte das escadas, reveste como segunda pele a fachada das traseiras e dá relevo aos tetos. Não tem receção, mas está sempre alguém para dar sugestões sobre a cidade. A pedido, o pequeno-almoço é entregue no quarto. Um refúgio quase bucólico, bem no centro da cidade

Malmerendas Boutique Lodging > R. Dr. Alves da Veiga, 186, Porto T. 963 394 956 > €75 a €120