Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Culturgest: ciclo "Isto é Jazz?"

Visão Se7e

  • 333

Desde há cinco anos que a Culturgest tem um ciclo regular dedicado ao jazz. Chama-se "Isto é Jazz?" e tem como objetivo "questionar os limites" deste estilo musical

Zanussi.
1 / 3

Zanussi.

Ballister.
2 / 3

Ballister.

Risser Perraud.
3 / 3

Risser Perraud.

Desde há cinco anos que a Culturgest é a única grande sala lisboeta com um ciclo regular dedicado ao jazz. Chama-se "Isto é Jazz?" e tem como objetivo "questionar os limites" do próprio jazz enquanto estilo musical.

"É a sala de espetáculos em Lisboa com melhor compromisso entre risco e segurança no que ao jazz diz respeito", resume o programador Pedro Costa, comissário do ciclo, inspirado no festival nova-iorquino What is jazz?

"Se fossem realizados noutro local, muitos destes concertos não teriam mais de 20 pessoas a assistir, mas na Culturgest estão quase sempre esgotados. Isto só é possível pelo selo de qualidade associado a esta casa", salienta.

"Não me interessa muito debater o que é ou não jazz, mas sim fazer meditar o público sobre a elasticidade das fronteiras musicais. Por outro lado, enquanto programador, este formato permite-me escolher com total liberdade, sem estar limitado por qualquer constrangimento estético".

Mas, o mais importante, sublinha, foi "criar um público fiel, que vai à espera de ser surpreendido". O próximo concerto é a 27 de Fevereiro, com os Ballister, um trio de Chicago que adaptou para o jazz o formato power-trio do rock (guitarra, baixo e bateria). É caso para perguntar: isto é jazz?

CULTURGEST R. Arco do Cego, Piso 1 Lisboa T. 21 790 5155 www.culturgest.pt