Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Lucky Lux – Record Store: O paraíso do vinil

Comprar

  • 333

Não é apenas uma nova loja de discos, a Lucky Lux, em Coimbra. Aqui, quer fazer-se renascer o prazer de ouvir boa música


Em meados de fevereiro, Rui Ferreira abriu uma loja de discos na Baixa de Coimbra


Em meados de fevereiro, Rui Ferreira abriu uma loja de discos na Baixa de Coimbra

Lucília Monteiro

Foi por amor à música e por estar “desiludido” com a profissão, que, 
aos 49 anos, Rui Ferreira deixou o trabalho como enfermeiro nos Hospitais da Universidade de Coimbra, onde esteve 26 anos. 
Em meados de fevereiro, abriu uma loja de discos na Baixa da cidade, mesmo em frente à Casa Medieval. Apesar de não parecer muito grande, a Lucky Lux – o nome remete para a editora Lux Records fundada por Rui nos anos 90 – tem à venda mais de cinco mil discos, entre vinil novo e usado (a partir €5), que vão do fado ao heavy metal, e dos Beatles, Duran Duran, Depeche Mode, Bob Dylan ou David Bowie aos novíssimos cantores. Porkabilly Psychosis, o álbum de estreia dos Tédio Boys (agora reeditado em vinil), ou o primeiro disco dos Jigsaw, Letters From the Boatman, são alguns dos que por lá se encontram. “Há pessoas que vêm à procura de bandas específicas, outras entram para ver o que há e acabam por levar um disco”, conta Rui Ferreira, que se tem surpreendido, sobretudo, com o crescente número de jovens que procuram o vinil.

A paixão de Rui Ferreira pela música nasceu com as rádios piratas. Fundou a Lux Records, que editou, entre outros, trabalhos de António Olaio & João Taborda (como Loud Cloud, Sit On My Soul e Blaupunkt Blues), Fossanova, dos Belle Chase Hotel, Nus, dos Mão Morta, Moving On, de Sean Riley & The Slowriders, e vários do início de carreira de The Legendary Tigerman (como Naked Blues). E foi também o diretor da Rádio Universidade de Coimbra (RUC) durante três anos, onde ainda tem dois programas de rádio: Cover de Bruxelas e Preto no Branco.

As novidades na loja prometem ser muitas, à boleia do aumento das vendas e das edições em vinil. Ainda este ano, a Lux Records lançará o novo projeto dos The Millions (de Sérgio Costa, ex-Belle Chase Hotel), de quem Rui Ferreira faz o agenciamento juntamente com os D3O, de Coimbra (que lançam Exposed), e de Raquel Ralha & Pedro Renato (que terão um disco de versões). Lá para novembro, a editora trará de volta o álbum Fuck Christmas, I Got the Blues, o segundo de The Legendary Tigerman, também em vinil.

Em novembro, a Lucky Lux organizará, no Convento de S. Francisco, em Coimbra, um festival com algumas das bandas editadas pela Lux Records, como Sean Riley & The Slowriders e Mão Morta.

Duran Duran, Depeche Mode, Bob Dylan, David Bowie, Clash, Frank Zappa, The Legendary Tigerman, Tédio Boys... é extensa a lista de artistas na Lucky Lux

Duran Duran, Depeche Mode, Bob Dylan, David Bowie, Clash, Frank Zappa, The Legendary Tigerman, Tédio Boys... é extensa a lista de artistas na Lucky Lux

Lucília Monteiro

Lucky Lux – Record Store > R. do Sargento-Mor, 11, Coimbra > T. 239 067 788 > seg-sex 10h30-19h, sáb 10h-13h