Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Receita de bolo de amêndoa, cenoura e laranja, por Rita Nascimento

Comer e beber

Receita do livro Um Bolo por Semana, de Rita Nascimento, editado pela Arte Plural Edições

"Este bolo tem um problema: não se consegue parar de comer! A cenoura dá-lhe aquela textura única, que liga tão bem com a amêndoa e a frescura da laranja." Rita Nascimento

Ingredientes

320 g de cenouras

300 g de açúcar

200 ml de óleo

4 ovos

1 laranja

100 g de farinha

200 g de farinha de amêndoa

1 colher de chá de fermento

1 colher de chá de canela em pó

1 pitada de sal

Preparação

1. Pré aqueça o forno a 180 °C.

2. Descasque as cenouras e corte-as em rodelas.

3. Triture as cenouras juntamente com o açúcar, o óleo, as gemas e as raspas da laranja até obter uma mistura uniforme e sem pedaços de cenoura percetíveis. Pode fazer este processo num robô de cozinha, liquidificador ou ate usando uma varinha mágica.

4. Verta a mistura para um recipiente e adicione-lhe a farinha, a farinha de amêndoa, o fermento, a canela e o sal.5. Bata as claras em castelo e envolva-as delicadamente na massa.

5. Coloque a massa numa forma preparada e leve ao forno.

6. Coza durante cerca de 50 minutos ou ate um palito espetado no centro sair limpo.

Sugestão Converta este bolo na estrela da sua festa ao recheá-lo e/ou cobri-lo com ganache de chocolate. Também fica ótimo se substituir a farinha de amêndoa por farinha de avela ou de noz.

O livro “Um Bolo por Semana” (Arte Plural Edições, 176 págs., €16,60), de Rita Nascimento, sugere 52 receitas de bolos para fazer em cada semana do ano. Dos bolos clássicos e simples, aos aromáticos e reconfortantes, até aos mais gulosos, a pensar nos dias de festa. “Quem não se lembra com nostalgia do bolo acabadinho de sair do forno, em casa das avós, madrinhas ou tias, no dia em que se ia lá lanchar?”, diz a chefe pasteleira e autora do blogue La Dolce Rita.