Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Em Lisboa, o húmus serve-se à mesa do restaurante Za'atar – e nós damos a receita

Comer e beber

Esta semana, no tema de capa da VISÃO Se7e, traçamos um roteiro pelos novos restaurantes que, em Lisboa, nos trazem os sabores do Médio Oriente. Como o Za’atar, do chefe de cozinha libanês Joe Barza, que ensina a fazer o húmus que chega à mesa do seu restaurante no Cais do Sodré. Veja o vídeo e siga a receita

Ingredientes (para 4 pessoas)

Para cozer o grão:

200 g de grão-de-bico seco (equivalem a 500 g de grão-de-bico cozido)

1 dente de alho esmagado

1 folha de louro

2 grãos de pimenta-preta

Para o húmus:

500 g de grão-de-bico cozido

130 g de tahini

50 g de azeite virgem-extra + q. b. para finalizar

25 g de sumo de limão

10 g de sal

Colorau q. b.

Preparação

No dia anterior, coloque o grão num recipiente alto e cubra-o com água abundante. Deixe a demolhar durante, pelo menos, oito horas.

Depois de demolhado, lave bem o grão sob água corrente e coza-o, num tacho largo, sobre lume médio, em água abundante, temperada com um fio de azeite, um dente de alho esmagado, uma folha de louro e dois grãos de pimenta. Deixe cozer até que esteja macio.

Assim que o grão estiver cozido, escorra-o bem, com a ajuda de um passador, e reserve três ou quatros grãos inteiros para finalizar.

De seguida, coloque o grão, o tahini, o azeite e o sumo de limão num robot de cozinha ou liquidificador e triture até obter um creme homogéneo.

Retifique os temperos com sal e, se necessário, com um pouco mais de sumo de limão.

Com a ajuda de uma colher, passe o hummus para o prato de servir. Para um empratamento tradicional, fixe a colher num ponto e rode o prato de forma a que se forme uma concavidade no centro.

Por fim, finalize com um fio de azeite, uma pitada de colorou e os grãos inteiros.