Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Receita de Salada de Inverno, por Jamie Oliver

Comer e beber

Receita do livro Jamie e a Cozinha Italiana, de Jamie Oliver, editado pela Porto Editora

"Aprender a apreciar o travo amargo de algumas verduras é muito importante na educação do palato e na exploração de uma dimensão de sabores totalmente nova. Em vez de conotar o sabor acre com algo desagradável, esta receita tira proveito dele, combinandoo com a doçura das cebolas assadas, a acidez do vinagre e a textura deliciosamente crocante das avelãs." Jamie Oliver

Para 6 – 12 pessoas I 1 hora e 20 minutos, mais o tempo para arrefecer

Ingredientes

6 cebolas roxas

1 cabeça de alhos

½ ramo de tomilho (15 g)

100 g de avelãs sem pele azeite

600 g de folhas de verduras amargas, tais como chicória, radicchio, radicchio Castelfranco, chicória Treviso, dentedeleão

Molho

1 c. de sopa de mostarda de Dijon

Azeite virgem extra

50 ml de vinho tinto Barolo

2 c. de sopa de vinagre de vinho tinto

Preparação

Ligue o forno na temperatura máxima (240°C).

Coloque as cebolas com casca numa assadeira onde caibam mesmo à medida e deixeas assar durante 1 hora, ou até estarem macias e levemente tostadas.

Passados 30 minutos, adicione a cabeça de alhos partida ao meio, regue os pés de tomilho e as avelãs com um fio de azeite e adicione às cebolas nos últimos 5 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.

Em seguida, arranje as folhas das verduras (eu gosto de me esmerar nesta tarefa e arranjar cada folha consoante o seu tamanho – corte as maiores e deixe as mais delicadas inteiras; julgo que percebe a ideia).

Para fazer o molho, esprema o alho assado para uma tigela (deite fora as cascas), esmagueo bem e depois adicione a mostarda e uma pitada de sal marinho.

Sem parar de mexer, regue com 6 colheres de azeite virgem extra e, continuando a mexer, misture o vinho Barolo e o vinagre.

Remova a casca crocante das cebolas doces, coloqueas numa saladeira e desfaçaas mais um pouco à medida que as vai adicionando.

Tempereas com sal e pimentapreta, regueas com o molho e disponha por cima as folhas das verduras, misturando bem com as pontas dos dedos.

Para finalizar, triture as avelãs num almofariz, até ficarem bem moídas, e polvilhe a salada.

Jamie e a Cozinha Italiana (Porto Editora, 408 págs., €27,50), o novo livro de Jamie Oliver, é o resultado de uma viagem de dois anos pela Itália feita pelo chefe de cozinha italiano juntamente com o seu mestre e amigo Gennaro Contaldo. Com mais de 130 receitas (divididas em 11 capítulos), o livro reúne sabores desde as montanhas do norte às ilhas de águas cristalina do sul. “As receitas são uma perfeita combinação de comida rápida e lenta, pratos clássicos e coisas novas que aprendi, bem como pratos simples para todos os dias a par de opções fantásticas, generosas e repletas de amor para os fins de semana ou para aqueles momentos em que tem todo o tempo do mundo para se dedicar à cozinha”, diz o chefe Jamie Oliver.