Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Receita: Ovos com mozzarella, tomate, manjericão e pão torrado, por Jamie Oliver

Comer e beber

Receita do livro Jamie e a Cozinha Italiana, de Jamie Oliver, editado pela Porto Editora

“Esta é a entrada ou o brunch mais sensacional. E fácil de preparar e perfeito para colocar no centro de uma mesa e partilhar com amigos e família. A maneira como a mozzarella se derrete e funde com o tomate oferece aos ovos, enquanto cozinham, o casulo mais incrivelmente saboroso e divinal. Vai perder‑se de amores ao saboreá‑los.” Jamie Oliver

Ingredientes (para 4-6 pessoas)

1 malagueta vermelha seca

1 dente de alho

azeite

2 pés de manjericão

6 tomates maduros de cores variadas

125 g de queijo mozzarella (1 bola)

6 ovos grandes

4–6 fatias de pão de massa leveda

Preparação: (15 minutos)

Retire as sementes a malagueta, corte‑a e coloque‑a numa frigideira grande. Descasque o alho e lamine‑o, adicione 4 colheres de sopa de azeite e coloque a frigideira em lume medio. Tempere com sal marinho e pimenta‑preta, adicione as folhas de manjericão e deixe cozinhar durante cerca de 1 minuto, enquanto corta grosseiramente os tomates.

Assim que começar a crepitar, adicione os tomates e, passados dois minutos, a mozzarella cortada em pedaços. Abra pequenos orifícios e parta os ovos la para dentro. Coloque a tampa e deixe cozinhar durante 3 a 5 minutos, ou ate os ovos estarem a seu gosto. Por fim, torre o pão, tempere os ovos com pimenta‑preta e sirva com as torradas quentes.

Jamie e a Cozinha Italiana (Porto Editora, 408 págs., €27,50), o novo livro de Jamie Oliver, é o resultado de uma viagem de dois anos pela Itália feita pelo chefe de cozinha italiano juntamente com o seu mestre e amigo Gennaro Contaldo. Com mais de 130 receitas (divididas em 11 capítulos), o livro reúne sabores desde as montanhas do norte às ilhas de águas cristalina do sul. “As receitas são uma perfeita combinação de comida rápida e lenta, pratos clássicos e coisas novas que aprendi, bem como pratos simples para todos os dias a par de opções fantásticas, generosas e repletas de amor para os fins de semana ou para aqueles momentos em que tem todo o tempo do mundo para se dedicar à cozinha”, diz o chefe Jamie Oliver.