Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

O restaurante Cimas, no Estoril, é um caso sério de bom gosto

Comer e beber

O restaurante Cimas é uma referência da linha do Estoril, pela história, pelo estilo, pelo ambiente e pela comida de qualidade. A opinião do crítico gastronómico da VISÃO Se7e, Manuel Gonçalves da Silva

Nas mãos da família Cima Sobral desde 1960

Nas mãos da família Cima Sobral desde 1960

Alexandre Bordalo

Não faltam pretextos, e bons, para ir ao Cimas – ou British Bar, como também é conhecido o famoso restaurante que teve origem num bar fundado pelo inglês Horace Bass, em 1941, e que está nas mãos da família Cima Sobral desde 1960 –, contando-se, entre os mais sugestivos, a localização privilegiada, sobranceira à marginal, com mar à vista; o estilo Tudor, o conforto das instalações e a elegância discreta; o acolhimento, misto de profissionalismo, delicadeza e simpatia; a gastronomia, com especialidades que incluem pratos tradicionais portugueses e outros de cozinha internacional, mais sofisticados. E, circunstancialmente, o facto de estar aberto no Natal e na quadra festiva, coisa cada vez mais rara.
Vigora a cozinha de época, agora centrada na caça, embora esta tenha presença constante ao longo do ano. A ementa é extensa e diversificada com o foco apontado também para o marisco e peixe. Entre os acepipes, destacam-se o espadarte fumado, para muitos uma surpresa, os ovos mexidos com túberas e o salpicão de gambas. Nos pratos principais, contam-se especialidades inarredáveis, como o cherne no forno com amêijoas; o bacalhau no forno com azeite, alho, cebola, tomate e batatas; as iscas de vitela à portuguesa, com o seu sabor tradicional; e os rins de borrego, salteados com vinho da Madeira. Quanto à caça, há sempre perdiz e lebre, a primeira confecionada ao Madeira ou de escabeche, a segunda com feijão-manteiga. Arredia tem andado a galinhola, iguaria muito apreciada, que a seu tempo chegará ao Cimas. Sobremesas em número e de qualidade apreciável, como os crepes Suzete e a mousse de chocolate com avelã. Excelente garrafeira com o correspondente serviço de vinho em muito bom nível. Atendimento atento, eficiente e simpático.

Cimas > Av. de Saboia, 9, Monte Estoril > T. 21 468 1254 / 21 468 0413 > seg-sáb 12h30-16h, 19h30-24h > €55 (preço médio)