Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Receita de Alho‑francês com grão à Brás, por Gabriela Oliveira

Comer e beber

Receita do livro Cozinha Vegetariana à Portuguesa, de Gabriela Oliveira, editado pela ArtePlural Edições

Rico em proteínas, ferro, hidratos de carbono e lípidos
20 min.
2-3 doses
Fácil

Ingredientes

2 cháv. de grão‑de‑bico cozido (400 g)
2 cebolas
2 talos de alho‑francês
1 c. sopa de amido de milho
¼ cháv. de água
1 c. café de açafrão‑das‑índias
1 c. café de alho em pó
200 g de batata‑palha de compra ou 500 g de batata para fritar
6 c. sopa de salsa picada
Orégãos q. b.
Pimenta preta q. b.
Sal q. b.
Azeite q. b.
Azeitonas para servir

Preparação

1. Escorra o grão‑de‑bico (se usar o de conserva, passe‑o por água corrente) e esmague-o ou triture‑o por alguns segundos no processador; reserve.
2. Corte a cebola e o alho‑francês em rodelas fininhas. Numa frigideira com um fio de azeite, refogue a cebola até ficar translúcida; junte o alho‑francês e deixe cozinhar até ficar macio.
Adicione o grão e envolva bem.
3. Dissolva o amido na água fria e misture o açafrão e o alho em pó; deite na frigideira sobre o preparado do alho‑francês, envolva e deixe cozinhar por 3 minutos, ou até engrossar um pouco. Tempere com sal, orégãos e pimenta preta.
4. Retire do lume, misture a batata frita e a salsa picada, e envolva bem. Sirva com azeitonas.

NOTA: Em alternativa à batata de compra, prepare a batata em casa, cortando-a em palitos fininhos e fritando ou assando no forno.

Em Cozinha Vegetariana à Portuguesa (ArtePlural Edições, 184 págs., €18,80), Gabriela Oliveira reúne 70 receitas da cozinha tradicional portuguesa, usando ingredientes de origem vegetal. As pataniscas são de legumes, os filetes de cogumelos, os croquetes de grão e alheira, e a alheira feita com cogumelos. Também não faltam peixinhos da horta, cozido vegan, rojões de seitan, tofu à Zé do Pipo, migas de feijão, açorda de tomate, cataplana de legumes. E nem os doces ficaram de fora: arroz-doce, natas do céu, travesseiros, pastéis, queijadinhas, bolas-de-berlim, bolos de arroz, bolo podre, entre muitos outros.