Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Receita de tarte de amêndoa, pistácio e sementes de abóbora, por Sofia Paixão

Comer e beber

Receita do livro Sem Glúten com Paixão, de Sofia Paixão, editado pela Lua de Papel

"Esta tarte é simplesmente maravilhosa! É inspirada na tarte de amêndoa tradicional só que além da amêndoa leva outros frutos secos e sementes. Desta vez escolhi amêndoa, pistácio e sementes de abóbora, mas pode variar e fazer com os frutos secos que mais gostar. Ficará sempre diferente, deliciosa e bonita". Sofia Paixão

Ingredientes

Base

200 g de flocos de aveia sem glúten

80 g de açúcar integral (rapadura, coco, demerara

ou mascavado)

70 g de manteiga

1 ovo

Recheio

100 g de amêndoas com pele

75 g de pistácio

50 g de sementes de abóbora

70 g de manteiga

100 g de açúcar integral (rapadura, coco, demerara

ou mascavado)

25 g/ml de leite ou bebida vegetal

Preparação

1 › Pré-aqueça o forno a 175º C.

2 › Comece por preparar a base. Num processador, coloque os flocos de aveia e o açúcar e triture até obter uma farinha fina.

3 › Junte a manteiga e o ovo e volte a bater até obter uma massa.

4 › Numa tarteira antiaderente, ou previamente forrada com papel vegetal, coloque a massa, apenas no fundo, e espalhe-a bem. Vá pressionando com as mãos ou com as costas de uma colher para que fique toda da mesma altura. Leve ao forno durante 15 minutos.

5 › Entretanto prepare o recheio. No processador, sem o lavar, coloque a amêndoa, o pistácio e as sementes, e carregue 8 vezes no turbo/pulse, ou até os frutos estarem picados mas não totalmente desfeitos. Reserve.

6 › Numa panela pequena, coloque a manteiga, o açúcar e o leite e, em lume médio, mexa até derreter. Junte os frutos secos picados e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue.

7 › Retire a base do forno, espalhe bem o recheio por cima e leve ao forno por mais 15 minutos ou até estar caramelizada. (Vá vigiando, pois depende da potência do forno.)

8 › Deixe arrefecer completamente antes de a desenformar.

Quando, em 2009, Sofia Paixão descobriu que era intolerante ao glúten percebeu que tinha de mudar a sua alimentação e de reaprender a cozinhar. Já o fazia de forma saudável mas teve de adaptar técnicas e substituir ingredientes. Com a formação e conhecimentos adquiridos foi um passo até criar o blogue GlutenFree com paixão, onde partilha as sua receitas e que chegam agora em forma de livro. Além de pratos principais, Sem Glúten com paixão (Lua de Papel, 272 págs., €22,90) ensina ainda a fazer fermentação natural, pães integrais, massas frescas, pizzas, pastéis, bolos, bolachas. Tudo sem glúten.