Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Receita de sericaia, pela chefe de cozinha Marlene Vieira

Comer e beber

O doce alentejano é uma das 80 receitas reunidas por Marlene Vieira para o livro Os Doces da Chef Marlene, divididas pelos 12 meses do ano respeitando os produtos sazonais. Editado pela Casa das Letras, é um dos seis novos livros de cozinha que fazem o tema de capa da VISÃO Se7e esta quinta-feira, 25, nas bancas

Ingredientes (para 12 pessoas)

1 l de leite gordo

350 g de açúcar

1 pau de canela

1 casca de limão

150 g de farinha

12 gemas

12 claras

50 g de canela em pó

Preparação

Pré-aqueça o forno a 200 graus.

Coloque o leite num tacho e adicione o pau de canela, a casca de limão e o açúcar. Leve ao lume até levantar fervura.

Misture o leite, pouco a pouco, à farinha, mexendo com varas. Passe este preparado por um coador, para evitar qualquer grumo. Leve de novo ao lume, mexendo sempre, até levantar fervura e engrossar. Retire do lume, deixe arrefecer, e acrescente as gemas, misturando bem com as varas.

Entretanto, bata as claras em castelo e envolva-as com muito cuidado ao preparado anterior.

Pré-aqueça o tradicional prato de barro durante 5 minutos. Verta a sericaia no prato, começando pelo centro e, de seguida, nas extremidades. Polvilhe abundantemente com a canela em pó e leve ao forno durante 45 minutos a uma hora.

Sirva morno.

Os Doces da Chef Marlene (Casa das Letras, 192 págs., €19,90) reúne 80 receitas para todo o ano, divididas pelos 12 meses, ao sabor dos frutos e ingredientes próprios de cada estação. Mais do que um livro de doçaria, a chefe de cozinha Marlene Vieira partilha os seus segredos e técnicas, formas de fazer sobremesas simples e doçaria conventual, receitas básicas de Pastelaria, Massas e Pontos de Açúcar, e ainda um conjunto de receitas de doces "importados", que ganharam lugar à nossa mesa.