Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Receita de Crumble de Maçã e Amêndoas, por Marlene Vieira

Comer e beber

Receita do livro Os Doces da Chef Marlene, de Marlene Vieira, publicado pela Casa das Letras

Ingredientes (Para 8 pessoas)

Doce de Maçã:

8 maçãs golden

300 gramas açúcar

1 colher chá canela

Raspa de 1 limão

1 cálice de vinho do Porto

Crumble:

200 g de farinha

200 g de açúcar

200 g de manteiga fria

100 g de amêndoa palitada

Para acompanhar:

500 g de natas para bater

Preparação

Pré-aqueça o forno a 180 C.

Descasque as maçãs e corte-as em quartos, retirando o caroço. Coloque-as num tacho, juntamente com o açúcar, a canela, a raspa de limão e o vinho do Porto. Leve a lume brando, mexendo de vez em quando, e deixe cozinhar até às maçãs se desfazerem.

Junte todos os ingredientes necessários para o crumble. Com as mãos esfarele a manteiga com a farinha e os restantes ingredientes. Este preparado não deverá ser amassado. Use apenas a ponta dos dedos para poder misturar os ingredientes sem os amassar. Deverá ficar uma espécie de areia molhada.

Coloque esta “areia” num tabuleiro e leve-a ao forno. Assim que começar a ganhar cor mexa o preparado com um garfo. Feche o forno e deixe assar até ficar com uma cor dourada e homogénea. Mexa as vezes necessárias para poder ficar com uma cor dourada. Retire do forno e deixe arrefecer.

Para empratar, use um recipiente que possa ir ao forno. Coloque o doce de maçã por baixo, cubra com o crumble, e leve ao forno 5 a 7 minutos. Sirva acompanhado de natas batidas.

Os Doces da Chef Marlene (Casa das Letras, 192 págs., €19,90) reúne 80 receitas para todo o ano, divididas pelos 12 meses, ao sabor dos frutos e ingredientes próprios de cada estação. Mais do que um livro de doçaria, a chefe de cozinha Marlene Vieira partilha os seus segredos e técnicas, formas de fazer sobremesas simples e doçaria conventual, receitas básicas de Pastelaria, Massas e Pontos de Açúcar, e ainda um conjunto de receitas de doces "importados", que ganharam lugar à nossa mesa.