Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Receita: Hot Pot Asiático, por Nguyen Than Hieu

Comer e beber

Receita do chefe Nguyen Than Hieu, do Hotel Naman Retreat, no Vietname, publicada no livro Cookbook da Small Luxury

D.R.

INGREDIENTES

Caldo

400g cebola

70g alho

70g gengibre

200g chalotas

150g sumo de limão

50g gengibre tailandês

600g tomate

600g ananás

4 litros frutos do mar

100ml caldo de peixe

Vegetais & tofu

300g cogumelo-ostra

300g cogumelo enoki

30g erva de arroz

500g espinafres

150g cebola

200g coentros

400g rebentos feijão

100g pimento verde

300g quiabos

300g cebolinho

700g tofu

Carne & Marisco

1kg camarão (30-35)

800g lulas

800g mexilhões

800g filetes de robalo

1.2kg caranguejo

800g carne de vaca

Noodles

1.8kg noodles

1kg aletria

PREPARAÇÃO

Pique as cebolas, as chalotas e o alho e reserve. Corte também o limão, o gengibre, o gengibre tailandês, o tomate e o ananás num tamanho médio regular. Aqueça a panela pronta para usar.

Numa panela grande refogue a cebola, o cebolinho e o alho em óleo até ficarem translúcidos. Adicione o limão e o gengibre até que esteja macio. Junte depois o tomate e o ananás e continue a cozinhar até que libertem toda a água. Nesta fase, acrescente o caldo e deixe ferver. Tempere com sal, pimenta, um pouco de açúcar e o caldo de peixe. Para um caldo intensamente aromatizado deixe ferver cerca de uma hora.

Descasque, corte e pique os legumes, o tofu, a carne e os frutos do mar e prepare as tigelas para servir. Cozinhe e mantenha os noodles quentes. Coloque os condimentos a gosto, como os cogumelos, o caldo de peixe, pimentos picados e fatias de limão.

Uma fonte de calor será necessária na mesa para a panela do caldo. Comece com legumes, que requerem maior tempo de cozedura, cobrindo a panela com uma tampa para reduzir o tempo de confeção e maximizar o sabor. Adicione carne, os frutos do mar, os quiabos e coentros a gosto, e mantenha a panela coberta.

Distribua os noodles em tigelas e, com uma concha, sirva o guisado perfumado e fresco. Está pronto a comer.

The Small Luxury Cookbook é um livro de receitas com 142 sugestões de pratos principais, criadas por chefes, reconhecidos a nível mundial pela defesa de produtos regionais e experiências gourmet exclusivas, que identifica algumas das tendências gastronómicas para este ano. O livro conta com a participação de 8 hotéis membros em Portugal: o Alentejo Marmòris Hotel & Spa, o Palácio do Estoril Golf & Spa, a Pousada de Lisboa, a Pousada Mosteiro de Amares, a Pousada Palácio de Estoi, a Quinta da Casa Branca, a Quinta das Lágrimas e o São Lourenço do Barrocal. À venda no site e em alguns hoteis membros da Small Luxury Hotels of the World (€45).