Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

As tapas e petiscos de Henrique Sá Pessoa estão quase a chegar ao Porto

Comer e beber

Já se sabe onde será o novo Tapisco, de Henrique Sá Pessoa, no Porto: fica na rua Mouzinho da Silveira e é o primeiro restaurante do chefe no norte

Os huevos rottos (com paletilla e morcilla ibérica) serão algumas das tapas espanholas servidas no Tapisco do Porto

Os huevos rottos (com paletilla e morcilla ibérica) serão algumas das tapas espanholas servidas no Tapisco do Porto

Desde que o chefe Henrique Sá Pessoa anunciou que iria levar o seu restaurante de tapas e petiscos portugueses e espanhóis até ao norte que se aguarda com expetativa a abertura do novo Tapisco no Porto. Ficará no número 165 da rua Mouzinho da Silveira (a mesma onde José Avillez abriu o Cantinho do Avillez em 2014) e “será maior do que o de Lisboa, mas com o mesmo conceito de partilha”, desvendou o chefe estrela Michelin do restaurante Alma à VISÃO Se7e. As obras ainda estão a ser ultimadas, mas o Tapisco deverá abrir daqui a poucas semanas, ainda em pleno verão, portanto.

“Era um sonho de longa data ter um restaurante no Porto", diz Henrique Sá Pessoa

“Era um sonho de longa data ter um restaurante no Porto", diz Henrique Sá Pessoa

A carta deste novo Tapisco será muito idêntica à do Príncipe Real, em Lisboa. “O que os distingue serão alguns pratos pensados para o público do Porto”, conta o chefe sem os querer revelar “para não estragar a surpresa”. Sabe-se, no entanto, que lá estará o best seller La Bomba que no norte, terá o nome La Bomba do Porto (croquetes de batata recheados com uma mistura de carne e alheira) – um prego de choco frito, a paelha negra, o bacalhau à brás, as patatas bravas, a salada de polvo, o tártaro de atum com abacate e ovas de wasabi, os huevos rottos, a tábua de enchidos ibéricos, o jámon ibérico de Bellota ou, entre alguns dos pratos mais apreciados, a mousse de chocolate negro com azeite e flor de sal. O menu estará igualmente dividido entre Portugal e Espanha, com uma seleção de vermutes e vinhos para acompanhar as tapas espanholas e os petiscos portugueses.

Henrique Sá Pessoa não estará, com certeza, todos os dias no Tapisco do Porto – o chefe tem cinco restaurantes em Lisboa – mas, pelo menos durante as primeiras semanas de abertura, será certo que o chefe estará por lá a conduzir a equipa que, nos últimos meses, tem estado a receber formação. “Era um sonho de longa data ter um restaurante no Porto. Tenho um público fiel no norte que me segue com carinho”, revela o chefe. O Tapisco do Porto abrirá todos os dias das 12h às 24 horas.