Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Harmonizações de vinho do Porto: Nesta celebração não faltam cúmplices improváveis

Comer e beber

Todos os dias 10 de cada mês, o Instituto dos Vinhos do Porto e do Douro renova a homenagem à mais antiga região vitivinícola demarcada e regulamentada do mundo. No My Port Wine Day, a versatilidade do néctar é posta à prova, com harmonizações felizes

As harmonizações decorrem numa bela sala do edifício do séc. XIX ocupado pelo IVDP

As harmonizações decorrem numa bela sala do edifício do séc. XIX ocupado pelo IVDP

Ricardo Castelo/NFACTOS

Existem casamentos previsíveis e outros a desafiar as convenções. No passado dia 10, cimentou-se uma aliança duradoura entre os Vinhos do Porto da Real Companhia Velha e as iguarias trazidas pela Confraria dos Doces Conventuais de Tentúgal, presença assídua no My Port Wine Day. A bela sala do Instituto dos Vinhos do Porto e do Douro (IVDP), um edifício do séc. XIX contíguo ao Palácio da Bolsa, encheu-se de curiosos de copo na mão, completamente convencidos quanto ao argumento de que este é um vinho para todos os dias e para todos os momentos.

Os vinhos do Porto da Real Companhia Velha casaram com as iguarias trazidas pela Confraria dos Doces Conventuais de Tentúgal

Os vinhos do Porto da Real Companhia Velha casaram com as iguarias trazidas pela Confraria dos Doces Conventuais de Tentúgal

Ricardo Castelo/NFACTOS

“Esta iniciativa é uma forma de vencer uma série de preconceitos e de ideias feitas associadas ao vinho do Porto”, sublinha Bento Amaral, diretor dos Serviços Técnicos e de Certificação do IVDP. Todos os meses, é convidada uma companhia diferente para apresentar os seus produtos e associá-los a outra iguaria. Pelas harmonizações do My Port Wine Day já passaram chocolates, queijos e muitos doces, assim como outros cúmplices mais improváveis, desde o chá verde japonês a sardinhas de conserva. Na prova a que assistimos, uma meia lua de alheira em massa de pastel de Tentúgal também testava a plasticidade desta receita tradicional, acompanhada por um Porto Tawny 10 anos da Real Companhia Velha. “Queremos mostrar que o pastel não se esgota na sua versão original”, explicava Olga Cavaleiro, durante a apresentação, enquanto representante da Confraria dos Doces Conventuais de Tentúgal. Um pequeno vídeo dava conta das dificuldades e da beleza da confeção da massa, mais fina do que papel vegetal, feita apenas por mulheres. “Leva só água e farinha, não tem qualquer tipo de gordura, por isso surpreende ser tão crocante, é difícil comer um pastel em segredo”, brinca aquela que é também a presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, quando já se ouvem pela sala as primeiras trincas ruidosas.

Na prova seguinte, é sugerida uma Queijada de Tentúgal para acompanhar um Porto Tawny 20 anos da Real Companhia Velha, a mais antiga empresa de vinhos de Portugal, criada no mesmo ano da região demarcada do Douro, em 1756, por Alvará Régio de El-Rei D. José I e sob os auspícios do Marquês de Pombal. “Normalmente servem-se vinhos do Porto com doces ou com queijos, nas queijadas juntam-se ambos e como têm um sabor persistente é preciso um vinho para limpar a boca e chegar às papilas gustativas”, explica Bento Amaral. Os louvores à doçaria popular, tantas vezes esquecida, são feitos por Olga Cavaleiro: “A queijada tem uma matriz antiga, fazia-se nas casas rurais onde havia abundância de queijo, e a de Tentúgal tem certamente muito queijo”, conta. Com uma vantagem adicional: “Pode-se comer em segredo.”

Ricardo Castelo/NFACTOS

A julgar pela adesão a esta sessão, a Confraria dos Doces Conventuais de Tentúgal deverá repetir a presença no My Por Wine Day. Por enquanto, sabe-se apenas que a próxima harmonização, a 10 de junho, será de vinhos do Porto Vintage e LBV da Quinta do Noval, com a pavlova de frutos vermelhos da Confeitaria Briosa, em Coimbra. Uma festa para as papilas gustativas.

IVDP – Instituto dos Vinhos do Porto e do Douro > R. Ferreira Borges, 27, Porto > T. 22 207 1600 > todos os dias 10 de cada mês, às 18h > Inscrições prévias: myportwineday@ivdp.pt > €5 (desconto desse valor numa compra na loja do IVDP)