Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Marhaba: Quando o apetite se junta à vontade de ajudar

Comer e beber

Até 16 de dezembro, os cozinheiros do Marhaba, projeto de integração de refugiados na cidade de Lisboa, estarão a preparar jantares, ao estilo supper club, na agência de publicidade The Hotel, com janelas viradas para o Chiado

Gastronomia da Síria e da Eritreia é o que nos espera à mesa do Marhaba

Gastronomia da Síria e da Eritreia é o que nos espera à mesa do Marhaba

Quem já conhece o Marhaba sabe que se trata de um projeto de integração de refugiados na cidade de Lisboa, e o que o espera no prato. Desde há uns meses que um grupo de 10 pessoas da Síria e Eritreia, que antes não se conhecia, tem mostrado aos lisboetas um pouco do que é a gastronomia destes países, quer em almoços pontuais ou em brunches mensais. Agora que chegou o mês do Natal, esses mesmos cozinheiros improvisados estarão a servir jantares, ao estilo supper club, na agência de publicidade The Hotel, com janelas viradas para o Chiado.

Desde que este grupo se formou, com o auxílio da associação Crescer, que o chefe Nuno Bergonse dá uma ajuda, mas não toca na comida. Neste caso concreto, os seus conhecimentos na área permitiram arranjar loiça e decoração para as mesas, onde podem sentar-se 24 comensais. E vinho, para acompanhar o menu que varia apenas consoante os cozinheiros são da Síria (húmus, tabuleh ou babaganoujh) ou da Eritreia (ingera com alicha ou derho).

Os jantares só funcionam com reservas e os 20 euros que se paga por este momento revertem a favor da integração destes refugiados. Mas há mais que se pode fazer. Nas mesas, junto aos talheres, encontra-se um papel e um lápis para que cada um possa assinalar qual a ajuda que mais lhe convém: ajudar na criação de um livro de receitas, ser tutor, doar roupa ou oferecer um emprego. Mas nós sabemos que também precisam de um lugar para montar uma cozinha industrial. Porque, apesar de já ser uma boa ajuda, ainda não conseguem viver da comida que tão bem confecionam.

Nestes jantares do Marhaba podem sentar-se 24 comensais

Nestes jantares do Marhaba podem sentar-se 24 comensais

Marhaba > R. António Maria Cardoso, 26A, Lisboa > T. 91 296 3386 /96 691 3390 > até 16 dez, qui-sáb, 20h-24h