Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Tarte de amoras, por Bela Gil

Comer e beber

Receita do livro Bela Cozinha, de Bela Gil, editado pela Casa das Letras

Bem Bela Produções Artísticas

Bela Gil, especializada em nutrição holística, é também apresentadora de um programa de televisão sobre gastronomia no canal GNT. Em Bela Cozinha, escreve a chefe brasileira sobre esta tarte de amoras: "Gosto de falar da importância de incluir as crianças na preparação das refeições para incentivar o consumo de alimentos frescos e saudáveis. Porém, muitos pais têm receio de levar as crianças para a cozinha. Esta tarte de amoras superprática é um excelente convite às crianças para se aventurarem no universo culinário. Misturar a massa, enformar, amassar as amoras, observar a gelificação da chia são ações que despertam o interesse das crianças pelos alimentos. E, ao fim de 30 minutos, terão uma bela tarte de amoras muito rica em nutrientes necessários para o desenvolvimento cerebral infantil, como os polifenóis das amoras e o ómega-3 da chia".

Ingredientes (para seis pessoas)

Massa
½ chávena de melaço de cana
1 chávena de azeite ou óleo de coco (ou ½ chávena de azeite + ½ chávena de óleo de coco, para suavizar o sabor)
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de sementes de linhaça trituradas
3 chávenas de aveia sem glúten
sal marinho a gosto

Recheio
1 chávena de amoras frescas
2 colheres (sopa) de chia
1 colher (sopa) de melaço
gotas de limão

Preparação

Para a massa, numa taça de tamanho médio, misture o melaço de cana, o azeite, a essência de baunilha e a linhaça com uma espátula. Triture a aveia até obter uma farinha e adicione-a à taça. Junte o sal. Misture até formar a massa. Deixe repousar enquanto prepara o recheio. Praa o recheio, coloque as amoras, a chia, o melaço e o sumo de limão numa taça e amasse-os com um garfo. A mistura deve ser consistente. Deixe repousar por cerca de 20 minutos. Enforme a massa numa tarteira, adicione o
recheio e leve ao forno por 15 minutos, ou até dourar o rebordo da massa.

Bela Gil é filha de Gilberto Gil, mas é também autora do programa de culinária mais visto do Brasil, onde já recebeu o chefe de cozinha ingês Jamie Oliver, e de um canal no Youtube onde abre as portas de casa, entrevista produtores locais e mostra o que põe na lancheira da filha. Especializada em alimentação saudável e nutrição holística, a brasileira de 29 anos lançou em Portugal o livro Bela Cozinha (Casa das Letras, 184 págs., €18,90), onde reúne as receitas do programa de culinária com o mesmo nome no canal GNT.