Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Este Souk é um laboratório de sabores

Comer e beber

No centro histórico de Cascais há uma loja com produtos do mundo para levar para casa ou degustar logo ali, à mesa

José Carlos Carvalho

Dizer que é uma loja gourmet não chega para descrever o Souk – Mercado do Mundo. Esta casa de grandes vidraças para a rua, no centro histórico de Cascais, é mais do que um sítio para comprar produtos de várias origens e revela-se também um laboratório de experiências culinárias e um lugar de degustação. Daniela Azeredo, a proprietária, era economista até há uns meses, quando decidiu apostar neste projeto que concilia dois dos seus hobbies preferidos: a gastronomia e as viagens. “Pensei num espaço onde as pessoas pudessem criar laços à mesa, onde os aromas e sabores da comida e dos produtos as fizessem viajar e sentir que estavam noutro lugar”, explica Daniela. A cozinha entrou cedo na sua vida, desde os onze anos que testa e cria receitas, mas à medida que foi crescendo e evoluindo na técnica percebeu que não conseguia adquirir produtos tradicionais de outros países, simplesmente porque não havia onde os comprar.

“Pensei num espaço onde as pessoas pudessem criar laços à mesa, onde os aromas e sabores da comida e dos produtos as fizessem viajar e sentir que estavam noutro lugar”, diz Daniela Azeredo, proprietária do Souk

“Pensei num espaço onde as pessoas pudessem criar laços à mesa, onde os aromas e sabores da comida e dos produtos as fizessem viajar e sentir que estavam noutro lugar”, diz Daniela Azeredo, proprietária do Souk

José Carlos Carvalho

Desde dezembro passado que no Souk se vendem vinhos portugueses menos conhecidos, enchidos, patês, queijos nacionais e de outros países como a Suíça, Itália e Holanda. Nas prateleiras também se encontra uma grande variedade de sal (azul do Irão, Himalaias, Red Gold), especiarias (vindaloo de Goa, caril malaio, Korma, Ras El Hanout para as tagines e Harissa para temperar borrego) e chás (menta de Marrocos e do Sri Lanka, rooibos com frutos vermelhos, oolong com flor de laranjeira que podem ser adquiridos em frascos de várias gramagens). Este também é um lugar “para relaxar, beber um chá, comer uma fatia de bolo ou um biscoito”, diz Daniela Azeredo.

As suas viagens vão servindo para colecionar receitas e sabores que quer dar a conhecer com os produtos feitos na cozinha da loja e que podem ser provados ali ou levados para casa. Como os pickles de cogumelos, o chocolate de clementina e cardamomo e as compotas. Em breve, promete, fará chutneys e licores. O que distingue aquilo que confeciona, sublinha, é a fusão de ingredientes e influências gastronómicas. “Tenho várias ideias, só preciso de arranjar mais tempo para ficar na cozinha”, diz.

Souk – Mercado do Mundo Cascais > R. Alexandre Herculano, 114 A, Cascais > seg-sáb 10h-22h