Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Um fórum cheio de sabor

Comer e beber

  • 333

Já não precisa de ser um cozinheiro profissional ou de estar a estudar disciplinas ligadas à restauração para participar no antigo Congresso dos Cozinheiros, atual Fórum de Cozinha Risco, que decorre esta terça e quarta-feira, 27 e 28, na Lx Factory, em Lisboa. Basta gostar de cozinhar e, acima de tudo, de gostar de comer

Cátia Barbosa

É com as sugestões de cozinha e um prato elaborado pelo chefe Tiago Santos, responsável pela ementa do restaurante Areias do Seixo, em Torres Vedras, que se dá início, a partir das 11 horas, ao conhecido Congresso dos Cozinheiros que decorre esta terça e quarta-feira, 27 e 28, na Fábrica L, na Lx Factory, em Lisboa.

No ano em que celebra o seu 12º aniversário, o congresso organizado pelas Edições do Gosto muda de nome para Fórum de Cozinha Risco, deixa de estar vocacionado somente para profissionais ligados à restauração e hotelaria e estende o horário de funcionamento até às 23 horas (apenas no primeiro dia). “Parecia que o nome Congresso dos Cozinheiros afastava as pessoas e o que pretendemos é exatamente o oposto”, diz Paulo Amado, diretor da Edições do Gosto. “Em regra, a lógica do evento é que os chefes façam um prato ou parte dele, podem empratar ali, mostrar apenas uma técnica ou terminar em frente ao olhar dos cerca de 400 visitantes”, explica Paulo Amado.

Ljubomir Stanisic, do restaurante 100 Maneiras

Ljubomir Stanisic, do restaurante 100 Maneiras

Luis Barra

No primeiro dia, esta iniciativa, inserida na Lisbon Food Week, dedica uma semana à gastronomia em vários pontos da cidade – a cozinha de degustação da Fábrica L receberá Tiago Feio, do restaurante lisboeta Leopoldo (11h30), e o mestre chocolateiro Francisco Sioppa, que aproveita a ocasião para fazer uma harmonização com o café da Nespresso, pelas 12 e 30. Mais tarde, será a vez de Ana Moura, do restaurante Cave 23 (15h), combinar os seus pratos com os vinhos do Monte da Ravasqueira. Mas até à hora de fecho das portas haverá mais chefes para ver e ouvir (e quem sabe experimentar as suas iguarias): Hugo Brito, do Boi Cavalo (17h), André Magalhães, da Taberna da Rua das Flores (20h), Ljubomir Stanisic, do 100 Maneiras (21h) e Nuno Mendes, da Taberna do Mercado em Lisboa e do Chiltern Firehouse, no Reino Unido, às 22 horas.

Alexandre Silva, do restaurante Loco

Alexandre Silva, do restaurante Loco

José Caria

O segundo dia reunirá na Lx Factory, em Alcântara, entre outros nomes, Pedro Pena Bastos, do restaurante Esporão (14h), João Rodrigues, do Feitoria (15h), Leandro Carreira do Climpson’s Arch, no Reino Unido (16h), Henrique Sá Pessoa, do Alma (18h) e Alexandre Silva, do Loco, às 18 horas. A ideia é que, durante dois dias, os amadores e simpatizantes de cozinha que tenham comprado o ingresso possam ouvir sugestões e aprender a cozinhar com um elenco de oradores de luxo composto por chefes, cozinheiros e pasteleiros de renome.

Fórum de Cozinha Risco > Fábrica L, Lx Factory, R. Rodrigues de Faria 103, Lisboa > 27-28 set, ter 11h-23h, qua 11h-20h > €60 (dois dias)