Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Sem ideias na cozinha? É clicar nestas 20 receitas de verão

Comer e beber

Dez livros de culinária, 20 receitas a pensar nos dias quentes. A Visão Se7e fez o trabalho de casa e deixa aqui muitas ideias para levar à mesa: do pequeno-almoço à sobremesa

São para começar o dia com a dose certa de energia estas tigelas compostas por dois frutos, uma variedade de cereal, um elemento proteico, iogurte ou leite. É só escolher entre a combinação de cerejas, banana e papas de trigo-sarraceno; ou os morangos, ananás, trigo-sarraceno e iogurte. Já a sugestão que se segue inclui frascos. Sim, falamos de comida enfrascada, fresca e nutritiva para levar, por exemplo, para o almoço no trabalho. A salada de toranja, pistácios e agriões ou a de feijão branco, romã e pesto são preparadas de véspera e não precisa de acender o fogão.

Continuamos com as comidas leves, que o tempo assim pede. A salada de quinoa e verdes serve como prato principal, mas também como acompanhamento, enquanto a salada asiática picante já inclui carne e tempero, feito de malaguetas e gengibre. De outras paragens vêm também estes pratos: frango korma, tacos mexicanos, quesadillas de abóbora ou ceviche de salmão. E ainda estes tártaros – um de atum, que acompanha com tostas simples regadas em azeite, em jeito de tapa; e outro de robalo, aqui combinado com um esparguete de curgete e tomate seco. Por falar no fruto do tomateiro, espreite esta salada, que leva também laranja e queijo burrata, inspirada no Mediterrâneo. Ou estes tomates recheados com arroz à grega que, depois de preparados, só têm mesmo que ir ao forno. E se a tapenade de azeitona não custa mesmo nada a fazer, já esta limonada com hortelã tem alguns segredos.

Agora só falta mesmo adoçar a boca. Bolo de limão e framboesas, pudim de lima amarela (para paladares mais ácidos) ou bolo de pêssego, que estamos na altura deles. E porque um gelado sabe sempre bem, experimente fazer estes de pauzinho, que só de vermos a fotografia, ficamos a salivar.