Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

'Éclairs' como estes não há

Comer e beber

  • 333

A Leitaria da Quinta do Paço tem novidades para contar

Nos salgados, toda a gente sabe: há as tripas e a francesinha. E nos doces? Ora faça lá um exercício e tente lembrar-se do doce mais típico do Porto... Joana e Eduardo Costa têm a resposta na ponta da língua: é o éclair da Quinta do Paço, "carago" - há quem acrescente a validar a opinião na página da Leitaria no Facebook. O casal é o novo dono do estabelecimento, fundado em 1920 e até agora na mão da família fundadora.

São ambos do Porto, mas assumem que não tinham noção do simbolismo da Leitaria: "Sentimos que as pessoas se apropriaram sentimentalmente da marca", observa Joana. Ela e o marido têm-se deliciado a ouvir as histórias dos clientes e querem recuperar delícias da casa que se perderam com o tempo, como o "ovo estrelado" - metade de um pêssego em calda com chantilly, de que lhes falaram recentemente.

E o chantilly, já se sabe, é a impressão digital da Leitaria-salão de chá. Porque a história começa com a Leitaria-fábrica, situada em Paços de Ferreira, que fica para a história como a primeira a distribuir às vendedeiras do Porto leite produzido segundo o método de Pasteur. A massa e os recheios também têm o seu "quê" de responsabilidade, mas é sobretudo o chantilly (em vez do tradicional creme de pasteleiro) que torna os éclairs que aqui se servem únicos.

Joana e Eduardo querem convertê-los no "Duôce du Puorto". E já lhes acrescentaram coberturas diferentes. Além do de chocolate clássico, do de café e do de caramelo, há agora também chocolate preto, branco, frutos vermelhos e limão. Mas que não fiquem ofuscadas as bolas-de-berlim com chantilly, as tíbias com açúcar em pó, os pastéis de nata com chantilly, pois claro, e cobertura de limão.

O balcão foi renovado para dar ainda mais destaque a tamanha doçaria, agora o café é Nespresso, os chás são em folha, da TWG, voltaram a vender manteiga e chantilly da casa para fora. Os rebuçados que saltam à vista nos armários da entrada são da PapaBubble e respeitam a filosofia da Leitaria: são, também eles, feitos artesanalmente.


LEITARIA DA QUINTA DO PAÇO > Pç. Guilherme Gomes Fernandes, 47/51, Porto > T. 22 208 4696 >
Dom-Qui 9h-20h, Sex-Sáb 9h-01h