Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Colheitas de filmes

Visão Se7e

  • 333

A quarta edição do Douro Film Harvest alarga-se, este ano, ao Porto

A atriz Bo Derek é, este ano, a estrela do quarto Douro Film Harvest (DFH) que começou na última quarta-feira, 26, com uma forte presença no Porto, além de se estender, claro, à região duriense.

Depois de Sophia Loren ou Milos Forman, a protagonista de 10, Uma Mulher de Sonho andará pelo Douro durante três dias e deverá, mesmo, participar num programa de vindimas.

A presença da sedutora atriz, 55 anos, culminará dia 29, com uma homenagem no Rivoli, Porto. Mas falemos da programação do DFH que, este ano, conta com algumas novidades como duas novas secções em competição (Wine Films e Food Films) que incluem a estreia, no nosso país, do filme sobre o chef espanhol Ferran Adrià, El Bulli: Cooking in Progress.

O concurso Curtas da Casa, competição nacional de curtas-metragens aberta a realizadores portugueses, servindo como estímulo para a produção de curtas sobre o Douro Vinhateiro, é também uma novidade. Haverá ainda uma homenagem a Jorge Amado com um documentário sobre o centenário do seu nascimento.

O DFH leva pela primeira vez ao Porto um programa mais vasto do que o habitual: o Rivoli acolhe duas exposições de pintura e fotografia (de Miguel Schreck e Manuela Matos Monteiro/ João Lafuente, respetivamente), além da exibição de filmes. O Hard Club é o palco do Curtas da Casa e a Casa da Música acolhe o show cook Sound Kitchen.

Para Manuel Vaz, diretor do festival, este alargamento ao Porto é inquestionável "não só pelo sentido natural de descer o Rio Douro mas também de ligar o Douro à sua porta de entrada principal". No Douro, o festival passa pelo novo Núcleo Museológico Favaios, Pão e Vinho, e Museu do Douro. Sem esquecer os restaurantes DOC (Armarar) e Quarentae4 (Matosinhos) que terão menus especiais. Programa completo em www.dourofilmharvest.com.

 



E AINDA...

Alguns destaques do DFH

  • El Bulli: Cooking in Progress - Restaurante DOC, Armamar, Folgosa, 21h30 Rivoli Teatro Municipal, Porto, 26 Set, Qua 20h.
  • Mistura, the power of food - Núcleo Museológico de Favaios, Alijó, 27 Set, Qui 19h.
  • Moon Harvest (documentário e atuação musical de Pierre Aderne) - Adega Coop. de Favaios, 27 Set, Qui 22h.
  • Jorge Amado -  Museu do Douro, Régua, 28 Set, Sex 17h.
  • Curtas da Casa - Hard Club, Porto, 28 Set, Sex 22h.
  • Sound Kitchen (show Cook com Hélio Loureiro e música de Pierre Aderne & convidados)
  • Cerimónia Encerramento e Entrega Prémios, - Rivoli Teatro Municipal, Porto, 29 Set, Sáb 18h