Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Cheira a chá!

Visão Se7e

  • 333

Um mundo de ervas biológicas que há dez anos espalha bons cheiros - e melhores sabores - por Gaia

Há o de erva-príncipe (o mais vendido), o limonete (usado como digestivo e imagem de marca da casa que tem o maior cultivo desta planta do País), o de hortelã-pimenta, de cavalinha, o hipericão-do-Gerês...

No Cantinho das Aromáticas nascem 24 ervas aromáticas diferentes (ou 23 quando a malagueta teima em não florescer) num campo enorme, de três hectares, bem no meio da cidade de Gaia. Sem esquecer condimentos que só nascem na Península Ibérica como o tomilho bela-luz (que substitui o sal), e a erva-peixeira (para temperar peixes do rio).



Ou ainda as cerca de 150 plantas medicinais e aromáticas vendidas em vaso, cultivadas na quinta, uma das poucas em espaço urbano da Europa Ocidental. É assim há dez anos.

Para assinalar a data, o Cantinho acaba de abrir uma nova loja/sala de chá onde existe sempre um chá do dia (para beber gratuitamente) e se vendem as latinhas das diversas ervas aromáticas produzidas na quinta (que além de se encontrarem disponíveis em lojas de todo o País, serão comercializadas, a partir do próximo mês, na Suíça, naquele que é o primeiro passo para a internacionalização da marca).

Além disso, vende-se cerveja artesanal e produtos de agricultura biológica: mercearia seca, azeites, mel, conservas, cosméticos além de uma vasta biblioteca de livros desta área.



"É agricultor só quem gosta muito", não se cansa de repetir Luís Alves, produtor e pioneiro em Portugal desta área de negócio que, desde 2007, exporta ervas aromáticas a granel para Provença, Itália.



APRENDER


Esta nova loja/sala de chá organizará, em breve, workshops de cozinha (e não só) mostrando como usar este mundo das plantas aromáticas.

Até novembro, às quintas (das 9 às 17h) pode apanhar perpétuas roxas no maior campo desta flor do País.









CANTINHO DAS AROMÁTICAS


R. do Meiral, 508, Canidelo, Vila Nova de Gaia

T. 22 771 0301

Seg-Sex 9h-1h30, Sáb 9h30-12h30, 14h30-17h30

Latas ervas aromáticas: €2,40 a €17,90 (conjunto de seis latas)