Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Café com cheirinho...

Visão Se7e

  • 333

... A amêndoa, mel, lavanda, azeite, lírio do vale, verbena

É em alturas como esta que dava jeito falar a segunda língua oficial em Portugal... Tomelo, o nome da nova cafetaria do Porto (ali para os lados em que a Rua Monte dos Burgos se cruza com a Circunvalação), é simplesmente a designação que o rosmaninho assume em Mirandês. A cor da planta marca a decoração do espaço, juntamente com a madeira de freixo, também característica do Nordeste transmontano.



Ali, serve-se café com amaretto e café com aguardente, mas os verdadeiros cheirinhos vêm do armário branco com portas em vidro, onde estão guardados os sabonetes de leite de burra (de amêndoa, mel, lavanda, azeite, lírio do vale, verbena) e todos os produtos da linha cosmética da marca Tomelo.



A razão para haver tantos indícios na cafetaria a apontar para o planalto mirandês está nesses produtos, feitos com o leite fresco de burras nascidas e criadas na aldeia de Atenor, em Sendim. Para além da página na internet, a empresa que os faz queria ter um espaço físico onde os vender.



Em vez de abrir uma loja, os três sócios optaram por criar esta cafetaria, onde os produtos vêm na sua maioria de Trás-os-Montes e Alto Douro, e circunscrever sabonetes e cremes a um armário.



De comer, há sanduíches e tostas variadas para almoços e jantares rápidos, feitas com pão de centeio ou trigo de Gimonde (Bragança), que chega às terças e sextas, tal como o folar, da mesma proveniência (pode-se comer à fatia ou, por encomenda, levar um inteiro para casa).



Também há saladas, tostas para molhar em azeite transmontano, empadas, alguma pastelaria. Atrás do balcão frio sobressai o fumeiro do planalto mirandês e do barroso (paio, salpicão, alheiras, chouriço...).



Alguns produtos podem provar-se ali mesmo, outros estão apenas à venda. O mesmo acontece com as bebidas - vinho do Porto da Quinta Santa Eufémia (que exporta 97% da produção), vinhos Carm; licores de noz, menta, zimbro, abrunho, frutos do bosque L'Alma Penada, de Sendim; licores de Singeverga, cerveja Sovina...

Quer siga o cheiro dos sabonetes ou do café, é certo que sairá da Tomelo bem perfumado.



TOMELO - LOJA E CAFETARIA

R. D. António Ferreira Gomes, 108, Porto

T. 22 400 7836

Seg-Sex 7h30-22h

Sáb 8h30-22h

Dom 9h30-18h30