Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Bolachas de aveia: da cozinha lá de casa para a loja gourmet

Visão Se7e

  • 333

Reprodução

As Aveianas nasceram da paixão de um casal leiriense por tachos e panelas

A aveia integral é a "farinha" destas bolachas artesanais que não podiam, por isso, chamar-se outra coisa senão Aveianas. Estão à venda há cerca de quatro meses e podemos dizer que nasceram na cozinha. Literalmente.

Bruno e Ana Mourinha, ele professor ela administrativa (entretanto, desempregada), a viverem em Leiria, há muito que adoravam receber os amigos em casa com uma chávena de chá e bolachas. "O nosso tempo livre é passado ao fogão e ao forno", conta-nos Bruno.

Daí que, "a pedido de várias famílias" tenham decidido apostar nas bolachas como um negócio, quase familiar, já que continuam a ser os dois a confecioná-las, uma a uma, de forma artesanal. As Aveianas que, no Norte do País, se encontram à venda apenas na Casa de Chá de Serralves, no Porto já somam quatro variedades.

As duas últimas (lançadas precisamente no Dia dos Namorados) foram as de chocolate, laranja, hortelã e sementes de girassol e as de gengibre, especiarias, orégãos e sementes de abóbora.

Que se juntaram às primeiras criações do casal de Leiria: as de sementes de sésamo preto e branco e canela, e as de noz e sementes de linhaça. Vendidas em sacos de 100 gramas (€3,50) estão disponíveis na Casa de Chá de Serralves (Porto), Monte dos Sabores, Memórias e Segredos, Alecrim & Manjerona (Lisboa) e, naturalmente, em Leiria, nos espaços Santana Gourmet, Livraria Arquivo, Praça Caff é, Open Market (em Leiria).

Ou na página de Facebook desta marca de bolachas artesanais.