Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Anda, Machado!

Visão Se7e

  • 333

Fado e gastronomia portuguesa de regresso à Rua do Norte

Calou-se durante três anos, mas já se ouve outra vez. A Adega Machado, no Bairro Alto, reabriu com novo gerência, nova decoração e novos espaços de animação. O fado e a gastronomia tradicional continuam, porém, a ser a "alma" desta casa, dirigida pelo Grupo Fado & Food, dono de mais duas casas de fado, em Lisboa: o Café Luso (Bairro Alto) e o Timpanhas (Alcântara).

Vamos por partes: primeiro, as cantigas, com uma programação a cargo do fadista Marco Rodrigues, um dos artistas residentes, que divide o palco com Isabel Noronha, Joana Veiga e Pedro Moutinho. Também haverá músicos convidados, entre eles encontra-se a fadista Celeste Rodrigues.

Depois, as comidas: a ementa da Adega Machado está a cargo do chef brasileiro gaca Alexis Gregório, e o serviço à carta realiza-se entre as 19 e a meia-noite. Na adega, que funciona na cave (e onde serão servidos petiscos e vinho), pode comer-se até às duas da manhã. No restaurante, os pratos de peixe estão ocupados como "variações sobre o mesmo tema", que neste caso é o bacalhau: "amigas do bacalhau", lombinho de bacalhau seco confitado em azeite, migas de coentros e broa de milho e coulis de coentros e lombinho de bacalhau braseado com batatinhas a murro, grelos e cremoso de pimento assado.

Nas carnes, duas opções: "óquetrês " e naco de vitela guarnecido com presunto em juliana, batatas fritas e ovo de codorniz estrelado. Na adega, os petiscos passam por um misto de queijos nacionais, presunto fumado, misto de enchidos, chouriço assado, pastéis de bacalhau e prego do lombo do pão. Os espectáculos iniciam-se às 20 horas e só terminam às duas da manhã. Daqui, já se viu, sai-se de barriga cheia, de boa comida e de boa música.



ADEGA MACHADO

R. do Norte, 91, Lisboa

T. 21 342 2282

www.adegamachado,pt

Preço médio de refeição: €50 (sem vinhos); €75 (com vinhos)

Encerra à segunda-feira